Clima de Natal! Decoradora dá dicas para montar a mesa temática perfeita
Um dos mais esperados momentos do ano está chegando e os anfitriões podem investir em elementos afetivos para incrementar a ambientação
atualizado
Compartilhar notícia
Basta chegar o mês de dezembro para a cidade ser tomada pelo clima do Natal. Entre bolas brilhantes, árvores decoradas e luzes natalinas, esta é uma das mais belas épocas do ano. Uma das protagonistas da noite festiva é a mesa do jantar, onde a família se reúne para compartilhar uma bela refeição.
De acordo com pesquisa feita pela Hibou e pela Score Group, 79% dos brasileiros vão ficar em casa com suas famílias no Natal, e no Réveillon, 65% farão o mesmo. Em função da pandemia, o fluxo de viagens e visitas será reduzido. Isso significa que a tendência de decór para a noite de Natal deste ano será muito mais aconchegante e simples.
Pensando nisso, o Metrópoles convidou a decoradora Anete Carrard, da loja A Garimpeira, que abre um novo espaço nesta quarta-feira (9/12), no shopping Casapark, para elencar algumas dicas para os anfitriões causarem uma boa impressão.
Antes de tudo, o elemento primordial será a higiene, que também pode ser traduzido na decoração. Lembre-se de adicionar um espaço para o álcool gel próximo à mesa, assim como luvas descartáveis para servir e proteções de acrílico para evitar que os pratos fiquem expostos.
1. Toque da natureza
De acordo com a decoradora, alguns elementos em alta no universo do decór serão refletidos também na ambiência natalina. O primeiro deles é a adição de elementos da natureza, como as flores naturais. “Este ano, também veremos a presença de muitas flores secas na decoração, inclusive as flores do cerrado para criar uma composição mais orgânica”, diz.
Esqueça as flores artificiais, que oferecem mais dificuldade de limpeza e podem acumular pó e outras impurezas. “Isso será totalmente descartado”, define Anete.
Além das flores, outro elemento natural irá oferecer uma alternativa mais trendy para quem quer fugir dos tradicionais vermelho e verde, com uma paleta de cores mais terrosa. Anete pontua que os tons esverdeados permanecem, mas dessa vez vêm acompanhados de cores que refletem a natureza, como o terracota, verde musgo, e rosês. “A tendência é um Natal mais orgânico”, pontua a decoradora.
2. Decoração afetiva
Na hora de retirar os adereços natalinos da caixa, considere adicionar à decoração elementos que contam histórias. O anfitrião deve incorporar objetos que fazem parte do seu estilo e da família. “É o momento ideal para trazer mais sentimento e imprimir mais personalidade, o que é o diferencial de cada mesa”, garante a especialista.
3. Marcadores de mesa
Para dar um pouco mais de bossa à decoração, que tal investir em marcadores de mesa? Em papel ou em lousa, os objetos servem tanto para colocar o nome da comida quanto para colocar mensagens ou palavras de afeto.
“Este ano, as palavras foram usadas em produtos em geral e, inclusive, na decoração. Se a sua mesa inclui esses elementos, ela com certeza ganhará um charme a mais”, sugere a empresária.
4. Imperfeições calculadas
“Uma mesa com personalidade pode misturar vários materiais, como prataria e porcelana. Independente disso, é importante que aquele objeto conte uma história”, propõe Anete. A mistura deve ser feita com o olhar, de acordo com o estilo e o senso estético do anfitrião.
Nem os próprios decoradores se apegam às minúcias de regras rígidas de decoração. “O bacana está na mistura de materiais, temos uma abertura para uma extensa lista de possibilidades”. Tirar ideias da caixinha pode ser um ótimo caminho.