Cinco dicas para decorar seu banheiro pequeno sem gastar muito
Confira ideias simples e práticas para deixar o ambiente mais bonito e aconchegante
atualizado
Compartilhar notícia
Cômodo essencial em todos os lares, o banheiro tem chamado cada vez mais atenção no que diz respeito à decoração. O ambiente é um dos mais usados pelos moradores e seus visitantes e, por isso, requer atenção especial no décor.
Apesar da sua importância, ele costuma ser o menor lugar da casa e, justamente por isso, necessita de opções versáteis na decoração, para o otimizar seu espaço e adequar todas as suas funcionalidades. Pensando nisso, confira algumas dicas para deixar o ambiente mais aconchegante e charmoso, sem perder espaço.
Aposte em cores claras
A técnica de usar cores claras para criar sensação de amplitude serve para todos os cômodos e, no banheiro, não é diferente. A dica da designer de interiores Carolina Bordonco é apostar em revestimento que seja predominantemente mais claro e/ou neutro.
Prateleiras
O espaço menor pode impedir o uso de armários grandes. Em alguns banheiros, a posição da porta e da pia também impossibilita que um bom armário seja colocado embaixo dela. Uma opção é explorar o uso de prateleiras que, além de versáteis e simples, são baratas, modernas e ocupam pouquíssimo espaço.
Plantas
Queridinhas no décor, as plantas já têm um lugar cativo na maioria dos lares. No banheiro, elas fazem o papel de purificadores do ar e ajudam a deixar a decoração mais natural e colorida.
Com diversos tamanhos e cores, o ideal é investir em espécies que sobrevivam sem a constante luz solar e com poucas regas. Suculentas e cactos são ótimas opções para o cômodo.
Espelhos
Outra dica de Bordonco é investir no uso de um bom espelho. “Ele não pode faltar”, ela comenta. “Mas escolha um modelo de tamanho proporcional ao ambiente”, indica.
Divisões com cores
Aqui, a regra é fugir um pouco da primeira dica. As cores neutras podem dar sensação de amplitude mas, por outro lado, as cores mais fortes são ótimas para delimitar espaços.
Ela podem ser usadas em meia parede para dar um toque de personalidade ou só no box, por exemplo, para separar a área do chuveiro do restante do banheiro. A mesma estratégia vale para o lavabo.