Casa de fim de semana de 300m² em Alphaville privilegia área de lazer
O projeto, assinado pelos arquitetos da ArqBr, criou uma praça com piscina escondida dos olhares da rua para promover a convivência
atualizado
Compartilhar notícia
Ter uma casa de fim de semana é um sonho para muita gente. Para um casal gaúcho que mora em Brasília, um terreno em Alphaville se mostrou o espaço ideal para reunir os amigos em um belo churrasco de domingo. Os dois moram com os filhos na Asa Norte, mas queriam um local para curtir os dias de folga.
O objetivo era construir uma casa térrea, com cerca de 280m² de área construída. Entre as demandas, os proprietários pediram aos arquitetos do ArqBr um espaço que privilegiasse o convívio entre família e amigos, além de área para lazer. Para isso, foi criado um pátio na área posterior do terreno com piscina de 20m². A casa conta com uma parede ampla de vidro que abre completamente para se integrar com a área externa.
O desenho tem três volumes: um retangular, que abriga a sala de estar, de jantar e varanda gourmet; outro mais comprido, com a área mais íntima da casa, três quartos, uma suíte e os banheiros; e outro pequeno, que é uma sauna. O espaço vazio entre os módulos é onde foi criada uma praça. Uma curiosidade sobre o projeto é que a área de serviço, a lavanderia e uma área de depósito estão escondidas debaixo da terra, em um recinto subterrâneo.“Gosto muito do pátio que ficou no fundo do lote. Os dois volumes maiores foram articulados para criar uma pracinha. Quem passa na rua não enxerga e você tem essa percepção de vazio”, explica o arquiteto Eder Alencar, um dos responsáveis pelo projeto. Confira algumas fotos do resultado final: