Bons drinques em casa: veja dicas para montar seu próprio bar
Com a pandemia do coronavírus, a solução é beber no conforto do lar. Com novos hábitos, minibares conquistam espaço na decoração
atualizado
Compartilhar notícia
Com os bares fechados, muita gente tem descoberto o prazer de preparar bons drinques em casa e apreciá-los no conforto do próprio sofá. Pelo menos é o que mostra o desempenho dos comércios e distribuidoras diante da pandemia do coronavírus. Pesquisas apontam que a compra de bebidas alcoólicas subiu 94% entre abril e maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019.
Não à toa, adegas e minibares ganham cada vez mais espaço em projetos de decoração.
A arquiteta Carina Dal Fabbro, à frente de escritório com o mesmo nome, afirma que não é preciso muito para montar um um bar personalizado em casa. Há opções para todos os gostos, bolsos e espaços.
Veja algumas dicas e inspirações:
Escolha um local
A arquiteta dá algumas dicas para quem está planejando inserir um barzinho na decoração. “Ele pode ficar sobre o aparador, em um espaço reservado na estante do living ou jantar, carrinho de chá ou até mesmo sobre a mesa lateral, com uma bela bandeja”, orienta Carina.
Outra alternativa é investir numa adega pronta ou projetá-la na moradia. O que vai determinar a melhor opção é o espaço disponível, e é claro, o gosto dos moradores pelas bebidas.
Decoração
Em espaços pequenos, o bar pode ser montado numa simples bandeja, que receberá algumas garrafas e taças, além de saca-rolhas e um decanter de vinho. Para esses cantinhos, a dica da arquiteta é iniciar pela organização das garrafas, expondo as preferidas.
Em seguida, separe alguns itens para deixar à mostra, como uma linda coqueteleira. “Também vale fazer uma composição mais clean, somente com algumas garrafas e um vaso com folhagens”, completa.
Atenção às adegas
Anote a dica: é fundamental ficar atento às especificidades de uma adega. O local escolhido para instalá-la não pode receber luz direta do sol e nem ser muito quente.
A luz, principalmente do sol, pode estragar ou envelhecer os rótulos prematuramente. Portanto, convém que o ambiente seja o mais escuro possível, contando com iluminação embutida e, preferencialmente, indireta.