Bom, bonito e barato: 14 achados de decoração em supermercados
Estabelecimentos da cidade contam com seção de decor que pode surpreender
atualizado
Compartilhar notícia
Arroz, feijão, açúcar, café, bife e aquela cervejinha. Se a sua lista de supermercado acaba aí, talvez seja o momento de rever alguns conceitos. Mais que abastecer a dispensa e a adega, esse tipo de estabelecimento pode abrigar verdadeiros achados de decoração a preços convidativos.
O valor em conta é a maior vantagem. Outro ponto a favor é o “consumo” imediato. É pegar, levar e decorar, algo semelhante a um prêt-à-porter.
A seção de decoração geralmente ocupa poucas gôndolas dos supermercados. Entretanto, com um pouco de atenção, é possível achar diferentes artigos para dar um novo fôlego a diferentes ambientes.
“Os mercados estão cada vez mais versáteis. Há alguns anos, isso não era usual, porém, agora, conseguimos achar boas opções”, acredita a arquiteta Vanessa Passos.
Uma dica da profissional é ficar de olho na qualidade dos materiais. “Itens em tom rosé e ouro estão em alta, mas podem não ter tanta resistência quanto os vendidos em lojas específicas”, ensina.
Outro conselho é procurar por marcas conhecidas, que podem ter preço até 60% menor nesses estabelecimentos. “Sou a favor da decoração com equilíbrio”, comenta.
Fuja do impulso. “Há itens em que é preciso ponderar e se perguntar: isso é extremamente importante? Se for, invista”, defende. Ela recomenda, entretanto, que peças fundamentais, como sofás, mesas e armários, não sejam compradas dessa forma. É necessário tirar as medidas do ambiente. No fim das contas, nem tudo se resume a preço.
“Acredito em um décor que tem a cara do cliente. Vale a pena colocar um novo olhar e ressignificar aquela peça”, pondera.
O caixote plástico de hortifruti é uma prova. Custa R$ 24,99 no Carrefour. Basta dispor um sobre o outro e uma estante cool está montada. O designer Maurício Arruda tem até uma peça, da Linha José, que consiste em uma versão requintada da ideia. O mesmo objeto também serve como organizador em quartos infantis.
Embora não tenham design assinado, as peças podem fazer composições high-low se colocadas em ambientes onde haja certo senso estético, para além da ambientação funcional. Um bowl rosa millennial do Carrefour, por exemplo, sai a R$ 24,90. Pode ser usado tanto para comer cereal e salada quanto para ser um centro de mesa, se dentro dele estiverem dispostas plantas ornamentais.
O Metrópoles fez uma ronda em alguns locais e reúne 14 achados. Às compras!
Onde encontrar: Carrefour, Extra e Comper (preços consultados em 24/07/2019)