Banheiro: 5 truques que fazem o cômodo parecer maior
Especialista explicou como ampliar o espaço do banheiro sem o quebra-quebra de paredes
atualizado
Compartilhar notícia
Casas e apartamentos com metragens reduzidas já são uma realidade para a maior parte da população brasileira. O número ínfimo de metros é predominante nos banheiros, que costumam ser o menor cômodo dos lares. No entanto, dependendo dos casos, o problema com o espaço pode ser resolvido com truques na estrutura e com a mudança na disponibilização dos elementos.
O técnico Érico Miguel, especialista na área, listou o que evitar e o que fazer para que o banheiro pareça maior do que realmente é.
Veja!
Box de banho apropriado
A área de banho, por conta da circulação de água, ocupa a maioria do espaço. Por isso, precisa ser pensada de maneira estratégica. Segundo o profissional, se o banheiro é muito pequeno, o ideal é optar por boxes de banho com portas flexíveis que dispensam o uso de trilhos superiores ou modelos com abertura em 180° para dentro e para fora.
“O box de banho pode transformar o visual do cômodo. Mas não dá pra escolher um modelo só pela beleza e perder no espaço. Por isso, ao projetar o cômodo, é preciso saber o que o mercado oferece para cada necessidade. Hoje, há muitas opções, para todos os espaços, gostos e bolsos”, comenta.
Redução de informações
O excesso de decoração no banheiro contribui com a sensação de que falta espaço no local. Érico orienta a deixar no cômodo apenas o essencial. O mesmo vale para a mistura de estilos que, quando feita incorretamente, também pode causar a sensação de poluição visual.
“Se os móveis são coloridos ou estampados, o correto é optar por revestimentos mais neutros. Ao invés de cobrir as paredes com armários, faça apenas um e utilize nichos para armazenar coisas que podem ficar à vista”, ressalta o profissional.
A seguir, confira alguns nichos selecionados pelo Metrópoles e disponíveis em e-commerce:
Armário para banheiro, da Etna, com 40x40x100cm
Gabinete branco, da Móveis Bechara, com 58cmx42cmx12cm
Conjunto para banheiro com espelheira, cuba, gabinete suspenso e gaveteiro, da Siena Móveis
Evite cores escuras
De acordo com Érico, em locais pequenos o preto não é a melhor alternativa, porque, ao ser empregado em excesso, pode fazer com que o cômodo pareça ainda menor. “Não é proibido o uso do tom, mas precisa ser algo mais ponderado. Ele vai bem em detalhes, como roldanas de box e alguns metais do banheiro. Em revestimento, pintura e até mesmo roupa de banho que fica exposta deve ser evitado”.
Em contrapartida, se a ideia é ampliar o ambiente, o carro-chefe devem ser cores claras, como rose, branco e bege.
Aposte na iluminação
Iluminar naturalmente um espaço é outra forma eficaz de aumentar a amplitude. “Se o local é bem arejado e existem pontos que deixam a luz natural entrar, nada deve bloquear essa iluminação”, enfatiza o expert.
No entanto, se não houver janelas no cômodo, um jogo de luz estratégico pode resolver o problema. “É possível clarear o ambiente de maneira artificial ao usar jogos de luzes. E existem pontos que ajudam a criar sensação de amplitude, como uso de luz no teto, espelhos e laterais do espaço”, aborda o especialista.
Planeje os móveis
“Os móveis recortados e pensados estrategicamente nas medidas do espaço possibilitam que o cômodo seja mais funcional, prático e confortável, além de dar um visual mais bonito e moderno”, explica Érico. Portanto, é imprescindível medir o banheiro antes de adquirir móveis, como armários, ou montar o décor.