Arquitetas ensinam a montar um jardim pequeno no vão embaixo da escada
O jardim pode ser criado com plantas que não necessitam regagem frequente ou com modelos artificiais
atualizado
Compartilhar notícia
Embora costume ser inutilizado e esquecido, o vão embaixo da escada pode transformar a decoração de uma casa. O espaço serve tanto para ser dispensa e home office, como um local de contato com a natureza, a partir de um jardim. Segundo as arquitetas Carina e Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos, o ambiente é fácil de ser criado.
“Muitas vezes, apenas alguns belos vasos já tornam o espaço harmonioso, mas também é possível delimitá-lo com pedras e seixos ou até complementá-lo com esculturas, cascatas e fontes. Tudo depende do desejo do morador”, pontua o time de profissionais.
De acordo com a dupla, o benefício de apostar nos vasos é a manutenção, já que não é necessário mexer no piso embaixo da escada. “Quando se opta por uma floreira, é necessário impermeabilizar a área”, salientam.
A escolha das plantas deve se basear na iluminação do local. “Se estamos falando de uma escada toda envidraçada, que receba bastante luminosidade, opte por plantas que gostam de sol. Na maioria dos casos, porém, jardins embaixo da escada pedem por espécies que não precisem de muita luz”, afirmam Ieda e Carina.
Boas opções para locais sem muita iluminação são antúrios, bambu-mossô, begônia, bromélia, filodendro, cactos e suculentas. “Também é importante se atentar a altura do vão da escada, para que as plantas se encaixem bem”, completam.
Confira alguns acessórios disponíveis em e-commerce para complementar o décor e deixar o jardim ainda mais charmoso e aconchegante:
Jogo de vaso prisma, com duas peças
Kit vaso com suporte, com três peças
Vaso groove verde, com 20x22cm
Vaso decorativo de cimento, com 32cm
Vaso de cimento cinza, com 48cm