Arquitetas ensinam a dar sensação de amplitude a quartos pequenos
A pedido do Metrópoles, as profissionais selecionaram dicas para contornar a falta de espaço do cômodo com criatividade e bossa
atualizado
Compartilhar notícia
A falta de espaço pode ser um dos maiores problemas no momento de decorar ou mobiliar um espaço. Com organização e ajuda de especialistas, no entanto, é possível encontrar soluções viáveis e até mesmo acessíveis para a missão.
Ao Metrópoles, as arquitetas Letícia Michetti, Sandra Brito e Ana Paula Onzi deram dicas valiosas para adornar quartos com poucos metros quadrados. Tome nota!
Cabeceira em L e meia pintura
Para as arquitetas à frente do Stúdio More, as cabeceiras em L dão sensação de amplitude e aumentam o conforto do ambiente. “Para um quarto moderno, a combinação de cores neutras, como preto e cinza, em degradê dá continuidade entre os móveis e as paredes. Sem ter ‘quebras’, o espaço cresce visualmente”, explicam Sandra e Letícia.
O uso de pinturas em meia parede, que também podem ser utilizadas para simular uma cabeceira, ainda ajuda a poupar espaço. Além disso, dependendo da forma como são feitas, as artes auxiliam na delimitação de ambientes.
“A pintura é, na maioria das vezes, a estratégia mais utilizada para quem quer mudar um ambiente. Além de ser uma saída mais econômica, ela pode ser pensada de diversas formas”, afirma Ana Paula Onzi, à frente do escritório Onzi.Arq.
Móveis planejados e multifuncionais
“Um ótimo plano para quem tem um quarto pequeno é investir em móveis funcionais. Eles podem ser usados de diferentes formas e com diferentes funções, agregando beleza e funcionalidade ao cômodo. Dessa forma, é possível, além de decorar o ambiente, otimizar os espaços”, revela Ana Paula.
“As prateleiras e os armários superiores aumentam os locais de armazenamento no sentido vertical, sem prejudicar a circulação”, complementam as arquitetas do Stúdio More.
Duas crianças, um quarto
Pode parecer impossível colocar duas crianças no mesmo espaço. Criando uma boa solução para isso, as arquitetas Letícia e Sandra pensaram na criação de uma beliche.
“Otimizando o espaço, aproveitamos a escada da beliche para fazer gavetas”, contam.
Espelhos
As arquitetas ouvidas pelo Metrópoles atestam: espelhos serão seus melhores amigos na missão de decorar um cômodo pequeno. Usar e abusar dos espelhos ajuda no décor dos ambientes menores, já que a peça causa sensação de amplitude.
Prateleiras
Além de versáteis, pouparem espaço e serem de fácil manejo, as prateleiras custam pouco. Com diversas cores e formas, elas também podem ser uma ótima opção para ganhar espaço extra no quarto.