Apartamento de arquiteta na 308 Sul respeita herança de Brasília
Walléria Teixeira fez questão de preservar os elementos clássicos da cidade, como o cobogó, piso de taco e até as cortinas originais
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília tem uma história de arquitetura muito particular. Quem mora por aqui conhece bem os prédios de janelas amplas, os famosos cobogós e os pisos de taco de madeira clássicos dos primeiros apartamentos. Moradora de um dos prédios mais antigos da cidade, localizado na emblemática 308 Sul, a arquiteta Walléria Teixeira encontrou uma oportunidade de viver entre as principais referências da capital.
Há seis anos, ela, o marido e o filho se mudaram para o apartamento de 160m². E fizeram uma bela reforma: os enormes banheiros foram repensados e diminuídos; o projeto de iluminação, refeito; a fiação e a tubulação originais substituídas por versões mais novas. Mas Walléria parou por aí. Preferiu manter o que tornava o apartamento a cara da cidade.
“Tentei deixar o mais Brasília possível. Até as cortinas instaladas na década de 1960 permaneceram. Foi uma reforma estrutural para deixar a casa mais integrada. Como gostamos muito de receber e adoro cozinhar, a cozinha americana permite que eu converse com meu marido enquanto ele assiste televisão, ou com meu filho, quando ele faz o dever de casa”, conta a arquiteta. Para preencher o espaço, linhas simples e mobiliário brasileiro.O resultado é um apartamento espaçoso, mas muito aconchegante e extremamente funcional para uma família moderna.
Confira as fotos: