metropoles.com

Além das paredes: aposte em objetos de cimento na decoração de casa

A cara de Brasília, o concreto prova que, apesar do peso, pode, sim, ser delicado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
26685109_1807591085920703_5030042894392502424_o
1 de 1 26685109_1807591085920703_5030042894392502424_o - Foto: null

Pesado, simples, rude, cru. Ícone do minimalismo e da arquitetura modernista, o concreto está em alta na decoração de interiores. Não só nas paredes de cimento queimado, já clássicas, mas também nos objetos. A onda nasceu com a criação de potinhos de suculentas, em referência às plantas que nascem e vivem em condições adversas.

Hoje, o material não está atrelado apenas à botânica. Apesar da aspereza, tornou-se matéria-prima de adornos delicados que pretendem deixar a casa com ar contemporâneo, aspecto industrial e, além de tudo, com a cara de Brasília.

88

Para usar os adornos, a dica é apostar no contraste com objetos mais delicados, como vidro, porcelana, madeira, fibras naturais e plantas. Pintar partes dos produtos com tinta metálica ou usá-los junto a detalhes coloridos também torna o cimento mais moderno. Para móveis, uma boa ideia é utilizar pés mais finos para diminuir o peso visual.

Um detalhe importante: por ser um material poroso, é importante fazer impermeabilização nos objetos que terão contato com líquidos.

Se empolgou? O interessante do cimento é que é fácil se aventurar e criar os próprios projetos de design.

Para te ajudar na decoração e encher a casa de concreto, encontramos sete lojas especializadas no produto.

A Fabriqueta
A loja mineira cria peças únicas, todas à mão, em um processo totalmente artesanal. Além dos tradicionais vasos para suculentas, a marca vende bandejas, bowls, velas, objetos de decoração e luminárias: tudo pode ser enviado pelos Correios. As encomendas são feitas por e-mail.


Petit Jardin

Brasiliense, a marca começou fazendo apenas vasos para suculentas e agora começa a diversificar os produtos e modelos. À venda na Loja Petit e na Endossa da Asa Norte.

Estúdio Plume
A marca nasceu com duas arquitetas que queriam usar um material bruto, como o cimento, mas de maneira delicada. Além dos objetos de decoração, a dupla também cria colares. À venda na loja on-line.


Estúdio Gris
À venda pelo Instagram, a loja gaúcha produz vasinhos e velas, tudo artesanalmente. As velas são feitas com cera à base de soja e óleos essenciais naturais.


Gypso
Em uma busca constante para “rever o trivial”, as paulistas Débora e Tina se uniram para fazer pequenos e delicados objetos de concreto. A loja também vende colares e itens de decoração. Tudo pelo e-commerce.


La Lou Design
A marca de Balneário Camboriú vende luminárias e vasos de concreto. Criada por duas apaixonadas pela botânica, os produtos são feitos à mão por mulheres. À venda no site.


Blokk
O ateliê surgiu da vontade de “explorar o concreto e incorporá-lo de forma inesperada em objetos com linhas simples e inspiração minimalista”. As peças, todas feitas à mão, são vendidas pelo e-commerce. São passarinhos, bowls, luminárias, vasos, porta-velas, bandejas e diamantes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?