Além das paredes: aposte em objetos de cimento na decoração de casa
A cara de Brasília, o concreto prova que, apesar do peso, pode, sim, ser delicado
atualizado
Compartilhar notícia
Pesado, simples, rude, cru. Ícone do minimalismo e da arquitetura modernista, o concreto está em alta na decoração de interiores. Não só nas paredes de cimento queimado, já clássicas, mas também nos objetos. A onda nasceu com a criação de potinhos de suculentas, em referência às plantas que nascem e vivem em condições adversas.
Hoje, o material não está atrelado apenas à botânica. Apesar da aspereza, tornou-se matéria-prima de adornos delicados que pretendem deixar a casa com ar contemporâneo, aspecto industrial e, além de tudo, com a cara de Brasília.
Um detalhe importante: por ser um material poroso, é importante fazer impermeabilização nos objetos que terão contato com líquidos.
Se empolgou? O interessante do cimento é que é fácil se aventurar e criar os próprios projetos de design.
Para te ajudar na decoração e encher a casa de concreto, encontramos sete lojas especializadas no produto.
A Fabriqueta
A loja mineira cria peças únicas, todas à mão, em um processo totalmente artesanal. Além dos tradicionais vasos para suculentas, a marca vende bandejas, bowls, velas, objetos de decoração e luminárias: tudo pode ser enviado pelos Correios. As encomendas são feitas por e-mail.
Petit Jardin
Brasiliense, a marca começou fazendo apenas vasos para suculentas e agora começa a diversificar os produtos e modelos. À venda na Loja Petit e na Endossa da Asa Norte.
Estúdio Plume
A marca nasceu com duas arquitetas que queriam usar um material bruto, como o cimento, mas de maneira delicada. Além dos objetos de decoração, a dupla também cria colares. À venda na loja on-line.
Estúdio Gris
À venda pelo Instagram, a loja gaúcha produz vasinhos e velas, tudo artesanalmente. As velas são feitas com cera à base de soja e óleos essenciais naturais.
Gypso
Em uma busca constante para “rever o trivial”, as paulistas Débora e Tina se uniram para fazer pequenos e delicados objetos de concreto. A loja também vende colares e itens de decoração. Tudo pelo e-commerce.
La Lou Design
A marca de Balneário Camboriú vende luminárias e vasos de concreto. Criada por duas apaixonadas pela botânica, os produtos são feitos à mão por mulheres. À venda no site.
Blokk
O ateliê surgiu da vontade de “explorar o concreto e incorporá-lo de forma inesperada em objetos com linhas simples e inspiração minimalista”. As peças, todas feitas à mão, são vendidas pelo e-commerce. São passarinhos, bowls, luminárias, vasos, porta-velas, bandejas e diamantes.