ABCasa Fair 2018: feira de decoração atrai profissionais do país
Durante cinco dias, decoradores e lojistas poderão conhecer as novidades do mercado e assistir palestras de experts do segmento
atualizado
Compartilhar notícia
Começou nessa sexta-feira (17/8) a terceira edição da ABCasa Fair, maior feira de artigos para casa, decoração, festas e flores da América Latina. Expositores e empresários de todo o Brasil se encontram até a próxima terça-feira (21/8) no Expo Center Norte, em São Paulo, para atualizar os estoques de suas lojas com produtos que prometem ser tendência em 2019.
A feira é o momento em que mais de 400 expositores – entre eles, fabricantes, importadoras, distribuidoras e artesãos- apresentam produtos em um momento exclusivo B2B (business to business ou empresa para empresa), com lojistas e profissionais do setor.
A economia brasileira teve movimento de R$ 54,1 bilhões em 2017 com a venda de artigos de casa, decoração, presentes e utilidades domésticas. A pesquisa foi realizada pelo IEMI – Inteligência de Mercado e divulgada pelo presidente da ABCasa – Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Festas e Flores, Renato Orensztejn, durante a feira.
Brasília é a quarta cidade que mais consome produtos do segmento no Brasil (2,7%), atrás de São Paulo (8,93%), Belo Horizonte (3,1%) e Rio de Janeiro (2,75%).
Ainda segundo o levantamento, 2.2 milhões de trabalhadores estão empregados em cargos relacionados ao varejo. Atualmente, existem 173.5 mil pontos de venda em todo o país, 129.6 mil desses são especializados em produtos representados na feira.
Capacitação profissional
Além dos estandes, o ponto alto da feira são as palestras e talks com especialistas de segmentos da decoração, design, marketing e economia. Nomes de peso dão dicas para alavancar os negócios dos empresários presentes.
Entre eles, Blanca Lliahnne, porta-voz da Pantone no Brasil e CEO da Lexus Groupe; o arquiteto e apresentador do programa Decora, no GNT, Maurício Arruda; o designer de móveis Pedro Franco, principal representante brasileiro no Salão do Móvel de Milão; e Luiza Loyola, gerente de contas e pesquisadora de tendências da WGSN Brasil.
ABCasa Natal e Festas
Uma das novidades apresentadas no primeiro dia foi a ABCasa Natal e Festas. O setor de festas e casamentos movimeta R$ 17 bilhões por ano no Brasil, segunda dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL).
A repórter viajou à convite do evento