7 plantas pequenas e instagramáveis para adicionar bossa ao decór
Coloridas e graciosas, algumas espécies carregam todo o bem-estar que as “verdinhas” proporcionam, com um adicional minimalista
atualizado
Compartilhar notícia
Nem só de selvas urbanas vivem as tendências de decoração. Mesmo se você for um pouco mais contido com relação às suas “verdinhas”, ainda é possível transformar os ambientes com o colorido das pequenas espécies — e todos os elementos de bem-estar que elas carregam.
Consagradas como tendências no paisagismo, as pequenas plantas são ideais para quem tem pouco espaço disponível, mas também funcionam como ponto de fuga minimalista em áreas maiores. Elas exibem folhagens vistosas, muitas vezes até coloridas, que contribuem para transformar seu lar em um verdadeiro oásis.
Confira espécies miúdas e altamente instagramáveis para investir:
1. Colar-de-pérolas
Como o nome bem diz, a suculenta Senecio rowleyanus, conhecida popularmente como colar-de-pérolas, é uma das mais difíceis de cultivar, mas sua beleza compensa. Para manter essa espécie, que parece ter saído de uma inspiração do Pinterest, é importante dosar bem a quantidade de água.
Pecar pela falta ou pelo excesso de irrigação faz com que as folhas redondas, que se assemelham a ervilhas, se soltem facilmente.
2. Alocasia piccolini
Da família Araceae, a Alocasia piccolini é uma herbácea que sobrevive bem em áreas externas e em vasos para decorar pequenos ambientes. Dentro de casa, é importante protegê-las de entupimentos causados por poeira com um pano úmido.
Essa espécie adora bastante luz natural indireta e sobrevive em baixas temperaturas. Durante o verão, ela demanda regas mais frequentes — mas confirme se a terra está seca antes de colocar mais água.
Por ser uma planta tóxica, é importante mantê-la fora do alcance de crianças e animais domésticos.
3. Oxalis
Com um formato que lembra um coração, a oxális é uma herbácea da família Oxalidaceae popularmente conhecida como trevo da felicidade. Com os movimentos solares, suas características variam — para mais abertas durante o dia e fechadas à noite.
Na lista de cuidados, ela não aprecia extremos, e demanda luz natural indireta e regas apenas quando o solo estiver seco.
4. Maranta tricolor
A família das Marantáceas tem feito sucesso como um todo, mas a Maranta tricolor destaca-se pelas tonalidades que variam de rosa, roxo e vermelho. A espécie é popularmente conhecida como “planta rezadeira” porque, assim como a oxalis, também tem a característica de abrir as folhas durante o dia e fechar à noite.
A rega muda de acordo com o clima, mas é importante deixar a terra sempre úmida. Vale também borrifar um pouco de água nas folhas, em épocas mais secas.
5. Peperômia
Fácil de cultivar, essa espécie é ideal para iniciantes no universo da jardinagem. A peperômia não suporta luz direta, podendo até apresentar queimaduras solares, e demanda um monte de água. Com a rega sempre em dia e em ambientes onde há mais sombra, ela viverá linda e saudável.
6. Begônia beleaf
Com folhas assimétricas, bordas rasgadas e um sombreado cor-de-rosa gracioso, a espécie é uma adição certeira à decoração. Para garantir que ela cresça bem, é necessário mantê-la em locais aquecidos, abrigada do vento e com pelo menos um pouco de iluminação natural — evitando ar-condicionado e corredores escuros.
7. Rosa-de-pedra
Uma das queridinhas suculentas, a espécie varia em uma paleta de cores que vai do verde-escuro ao lilás. Essa espécie é bastante resistente e prefere sol pleno, portanto lembre-se de deixar o vaso próximo a uma janela.