metropoles.com

DF: três lojas de plantas para transformar a casa em uma selva urbana

Conheça alguns ateliês botânicos em Brasília que te ajudarão a turbinar o décor do seu cantinho com as mais diversas espécies de plantas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Selva urbana
1 de 1 Selva urbana - Foto: Getty Images

Em tempos de “fique em casa”, ter um cantinho verde para chamar de seu entrou na lista de desejos de muita gente. Buscando trazer o aconchego, o ar puro e a atmosfera natural das plantas para dentro de casa – por menor que ela seja –, a tendência urban jungle (em inglês, “selva urbana”) explodiu no universo do décor nos últimos anos, e segue em alta.

Aos poucos, Brasília passa a atender, com originalidade, a ampla procura pelas queridinhas da decoração. Quer saber onde comprar plantas? O Métropoles te ajuda! Confira, a seguir, três lojas locais que te darão uma mãozinha na hora de construir a sua selva urbana.

Nano Garden

A Nano Garden surgiu em 2016, quando Rafael Eiiti começou a fazer terrários para investir no sonho da fotografia. O trabalho artesanal do agrônomo acabou crescendo e, há pouco mais de três anos, ganhou uma loja física, hoje um dos principais redutos do circuito botânico da cidade.

O espaço oferece um “cardápio” diverso. Contudo, o carro-chefe segue sendo os emblemáticos terrários, miniecossistemas autossustentáveis confeccionados dentro de estufas, e que, com certeza, deixarão seu cantinho muito mais bonito e elegante.

A Nano Garden fica no Espaço 365, na 402 Sul.  Funciona de terça a sábado, das 10h às 19h; e também aos domingos, das 10h às 14h. Os terrários custam a partir de R$ 25, e podem ser entregues em todo o Distrito Federal.

Fittonia Garden

Um apartamento de 55m2 ficou pequeno para a paixão de dois recém-casados por plantas. O jeito foi o casal compartilhar esse amor – e muitas mudas da centena de plantas de sua coleção – com outros aficionados pelo mundo da botânica. E, assim, no ano passado, nasceu a Fittonia Garden.

Unindo biofilia e sustentabilidade, o ateliê botânico empreendido por Thiago Matos e Débora Guedes oferece uma curadoria atenta e caprichada de plantas raras e ornamentais para todos os gostos de colecionadores – de Monsteras Deliciosas e Ficus Lyratas (as queridinhas do momento), até as espécies mais inusitadas de marantas e filodendros .

A Fittonia Garden cresceu: ainda neste mês de junho, o ateliê finalmente inaugurará a sua primeira loja física, na Asa Sul, que agregará galeria botânica e café. Os amantes de plantas – e de um coado quentinho – agradecem.

Enquanto o novo espaço não abre, a loja on-line no Instagram continua funcionando a todo vapor. As compras feitas por lá podem ser retiradas na Asa Sul, em Brasília, ou enviadas para todo o Brasil.

Petit Jardin

A Petit Jardin nasceu em 2015, no quintal de casa dos arquitetos Fabiana Ungaretti e Gustavo Goes. O que começou com algumas suculentas e cactos em vasos de concreto acabou virando um recanto verde com um leque farto de espécies de plantas, com direito a um evento gastronômico caseiro – o Coma no Jardim – que fazia sucesso antes da pandemia chegar.

O Petit Jardin também está de casa nova: este mês, a partir do próximo sábado (12/6), a loja passará a funcionar na comercial da 714/715 Norte. Até lá, as compras feitas no site ainda podem ser retiradas no antigo espaço, localizado na mesma superquadra. Esbarre com a proprietária por lá, e ganhe, de brinde, dicas para lá de valiosas sobre cuidados com as plantinhas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?