10 espécies de plantas para ter em casa e decorar qualquer ambiente
A primavera é a época ideal para abrir as portas e janelas e deixar o verde entrar. Veja as folhas que se adequam a todos os locais
atualizado
Compartilhar notícia
As cigarras já anunciam, oficialmente, a chegada da primavera. A época de flores e folhagens verdes é também interessante para encontrar espécies de plantas que levem a natureza para dentro de casa: não só em buquês, mas também em folhas que chamam atenção de quem entra.
Os benefícios são muitos com elas na rotina: a vida recebe um alívio entre o tanto de concreto que nos cerca, o humor das pessoas melhora e até o ar fica mais saudável.
O clima de Brasília é muito particular, mas é possível cultivar espécies diferentonas, desde que com o devido cuidado e carinho. Selecionamos 10 tipos de plantas exuberantes para inspirar e decorar o seu ambiente. Confira:
Cróton
A folhagem da planta fica mais bonita quando ela recebe sol direto, então deve ser posicionada perto de janelas e ficar longe de ambientes com ar-condicionado. Cuidado com a manipulação das folhas, que podem causar irritações à pele e aos animais. A Cróton é tóxica para pets.
Palmeira-leque
Tradicional, a planta cresce bem em ambientes iluminados, com espaço de sobra para suas folhas e longe de ventos fortes. É preciso trocá-la de vaso a cada dois anos e adubar a terra uma vez por ano.
Samambaia
As famosas samambaias ficam confortáveis quando estão penduradas ou em lugares altos, à meia-sombra e sem iluminação direta. O ideal é protegê-la do vento, que acaba queimando as folhas, e manter a terra sempre úmida.
Árvore-da-felicidade
Além de trazer o verde para dentro de casa, segundo as tradições, a planta traz felicidade, harmonia e sorte. A variedade gosta de qualquer tipo de iluminação (sol direto, meia-sombra ou luz difusa), mas não reage bem ao vento e à fumaça de cigarro.
Zamioculca
Ideal para locais com pouca luminosidade, a espécie sobrevive até ao ar-condicionado. Como os cactos, não precisa de muita água – duas vezes por semana é suficiente. É tóxica se ingerida, então deve ser mantida longe de crianças e animais.
Espada-de-são-jorge
Resistentes, essas plantas ficam bem em qualquer tipo de iluminação e não precisam de muita água.
Ciclanto
As grandes folhas da espécie precisam de umidade (importante manter a terra molhada), mas não requerem muito espaço – apesar do tamanho da planta, os vasos podem ser rasos.
Mandacaru
O cacto fica feliz quando está em ambiente desértico, com muita luz direta e pouca água. Não costuma crescer muito em vasos.
Maranta-pavão
Gosta de meia-sombra e ambientes quentes e úmidos, então é melhor mantê-la longe de cômodos com ar-condicionado e manter a terra úmida.
Jiboia
Pendente, a plantinha não costuma crescer muito dentro de casa, sendo fã de calor e água.