De Chaves a Ariel: fotógrafo faz ensaios divertidos de crianças negras
O fotógrafo Ruan Walker conquistou a internet com ensaios de crianças negras representando protagonistas da cultura pop
atualizado
Compartilhar notícia
A maioria das pessoas provavelmente já conhece o personagem e o figurino. O que poucos imaginam, talvez, é quem são os protagonistas. A fim de trazer a representatividade preta para outros cenários e “o diferente para a superfície”, o fotógrafo carioca Ruan Walker tem conquistado a internet com ensaios fofos e criativos.
Ariel, Homem Aranha, Turma da Mônica e As Meninas Super Poderosas são alguns dos personagens escolhidos por ele para representar. Contudo, no lugar de pessoas brancas, como a ficção retrata, Ruan traz para o foco da atenção crianças negras.
“Tudo começou como um tiro no escuro, que começou com um ensaio das princesas da Disney. Como elas são personagens muito famosas e muita gente conhece, poderia ter dado errado ao fazer uma releitura dessas personagens que, originalmente, são brancas para pessoas pretas”, relembra o fotógrafo.
“A intenção era essa mesmo, brincar um pouco com essa mudança para mostrar que as personagens continuam bonitas e mágicas mesmo trocando a etnia e trazendo a representatividade para as crianças pretas”, acrescenta.
As primeiras fotos ganharam a internet e conquistaram o coração dos espectadores que abraçaram a ideia. “Senti que era uma necessidade geral de trazer essa representatividade e o diferente para a superfície”, afirma Ruan.
As fotos capturam a alegria, a inocência e a individualidade de cada criança, além de transmitir mensagens poderosas sobre a importância da representatividade na mídia e na sociedade.
“Trazer crianças pretas para esses personagens é trazer essa representatividade que muitas vezes a gente não tem nas mídias, nas TVs, na internet e até em perfis de fotógrafos”, comenta.
Transportar a realidade preta para mundos mágicos é permitir que as futuras gerações reconheçam suas possibilidades. “É para que essas pessoas se vejam também nesse papel de destaque, como personagens bonitas. que elas cresçam sabendo da sua importância e beleza”. Por meio de sua arte, o fotógrafo carioca desafia estereótipos, promove a aceitação e inspira outros a reconhecerem a beleza em todas as cores de pele.