metropoles.com

Cuidado! Confira 7 alimentos que causam retenção de líquido

A retenção de líquido é um problema comum e uma das causas principais é a alimentação inadequada. Confira quais alimentos evitar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
alimentos que causam retenção de líquido
1 de 1 alimentos que causam retenção de líquido - Foto: Getty Images

Um problema comum que afeta, principalmente, o público feminino é a retenção de líquido. Ela causa mal-estar e afeta a qualidade de vida de muita gente. Dentre as diversas causas, sedentarismo, problemas hormonais, falta de circulação sanguínea e, principalmente, alimentação inadequada são as principais.

 

Alguns alimentos possuem maior potencial de causar o problema em relação a outros, por isso, estar ciente e saber identificar são as melhores formas de evitar o quadro. 

Confira, a seguir, os alimentos que causam inchaço: 

Pizzas, lasanhas e salames:

Seja os industrializados congelados ou até os embutidos, como linguiças e salames, esses alimentos são ricos em sódio, responsável pela retenção de líquido. Como uma resposta natural do organismo, é esperado que o corpo acumule líquido por meio desses alimentos na tentativa de regular os níveis de sódio na corrente sanguínea. 

Doces, pães e massas:

O consumo de farinha refinada e carboidratos em excesso pode aumentar a retenção. Os níveis de insulina — hormônio responsável pela metabolização do açúcar — também estimulam o rim a reter sódio. O sódio, por sua vez, atrai água e, assim, o inchaço ocorre. Para evitar esse estímulo de insulina, o ideal é consumir uma boa quantidade de proteínas e gorduras saudáveis junto aos carboidratos, além de controlar as quantidades.

Bebidas alcoólicas:

Não é novidade para ninguém que o álcool gera o acúmulo de líquido. Entretanto, esse efeito é mascarado, pois, no primeiro momento, ele vai agir como um diurético, fazendo com que os rins eliminem mais líquido na forma de urina.

Depois dessa fase, ocorre a liberação do hormônio antidiurético (ADH), na tentativa de controlar e regular a quantidade de água que os nossos rins retêm. Logo, embora ele tenha uma perda de líquido no primeiro momento, depois disso a tendência é que haja maior retenção, numa tentativa de equilíbrio. O álcool se trata de uma substância tóxica que deve ter sua ingestão controlada. 

O que fazer para controlar a retenção de líquido?

Para controlar a retenção, invista em chás naturais como cavalinha, chá verde e hibisco. As frutas como melão, melancia, abacaxi e morango também contam com alto teor de água, que favorecem contra o inchaço. Invista nelas!

 

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?