Cuidado com golpes! Veja como identificar um whey protein falsificado
O whey protein é um dos suplementos queridinhos do público fitness, mas é preciso alguns cuidados ao comprá-lo
atualizado
Compartilhar notícia
As fraudes em suplementos alimentares preocupam consumidores e entidades — e não é de hoje. Na última semana, o Metrópoles noticiou a respeito da comercialização de creatinas fora do padrão desejado.
O whey protein é outro produto que, devido à popularidade, tem sido alvo de muitas falsificações, como aconteceu em São Paulo.
O composto ajuda na melhora da performance nos treinos, potencializa a imunidade e auxilia no aumento da ingestão de nutrientes, fazendo parte de uma rotina saudável. Justamente por isso, não passou ileso às manipulações.
E como identificar um produto fake, o que pode levar a reações alérgicas, contaminações por microorganismos, sobrecarga do sistema gastrointestinal, aumento da glicemia, além de flatulência, enjoo e dores de cabeça?
Veja, abaixo, algumas dicas para evitar trocar “gato por lebre”:
Cheque bem a embalagem e o rótulo
É válido verificar cuidadosamente a embalagem e o rótulo. Produtos falsos podem apresentar erros de ortografia, informações ou frases mal impressas. As marcas confiáveis e renomadas costumam investir na qualidade da apresentação, como a embalagem. Os produtos falsos, por sua vez, podem pecar na apresentação do número de lote e outras especificações.
Desconfie de preços muito baixos
Ainda que pareça tentador, opções muito abaixo do valor praticado pelo mercado são altamente suspeitas. Checar sites oficiais da marca e selecionar empresas famosas são medidas que podem contribuir.
Priorize sites seguros
Já faz parte da rotina do consumidor contemporâneo realizar suas compras em sites, como marketplaces. No entanto, alguns desses sites não costumam filtrar a procedência dos produtos comercializados, expondo os clientes a maiores riscos.
Neles, as lojas ou vendedores autônomos criam seus próprios perfis para divulgar suas mercadorias, mesmo que não tenham registros válidos. Por isso, procurar o nome ou CNPJ divulgado e entrar em contato com a marca também podem ser estratégias válidas. Se a empresa não transparecer informações precisas, possivelmente representa uma mercadoria irregular.
Observe o sabor e textura
Suplementos falsificados apresentam textura e aromas diferentes dos puros. Logo, fique atento às características sensoriais do whey.
Caso desconfie da procedência do seu whey, evite imediatamente o consumo. Em caso de suspeita de fraude, o ideal é denunciar o produto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica