Cuidado! 5 alimentos saudáveis que, em excesso, aumentam o colesterol
O cuidado na seleção dos alimentos que fazem parte da rotina surte total efeito na prevenção do colesterol alto
atualizado
Compartilhar notícia
As doenças cardiovasculares estão no rol das que mais causam mortes no mundo. A aterosclerose, ou seja, a formação de placa de gordura na parede dos vasos, pode ser considerada a base para a ocorrência desse quadro, resultando em hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, redução do colesterol bom (HDL), hispertensão e outras.
Diante disso, o cuidado na seleção dos alimentos que fazem parte da rotina surte total efeito na prevenção da doença. Alguns alimentos, embora considerados saudáveis, devem ter o seu consumo controlado, principalmente por serem fontes de gorduras.
As gorduras saturadas, por exemplo, devem fazer parte da dieta representando até, no máximo, 10% do valor calórico total. Ou seja, com base em uma dieta de 2.000 calorias, o valor dessa gordura deve ser de até 22 gramas.
A ingestão excessiva desse tipo de gordura, ainda que por meio de alimentos considerados saudáveis, pode resultar em problemas relevantes à saúde.
1. Ovo
Rico em diversos nutrientes, o ovo de fato pode ser considerado saudável. Entretanto, o alimento contém gorduras do tipo saturadas e colesterol. Dessa forma, ainda que faça bem ao organismo, deve ser adequado à realidade da saúde de cada indivíduo. Para pessoas com colesterol alto, o consumo deve ser moderado.
2. Leites e queijos gordos
Seguindo o exemplo do ovo, leites e queijos também são alimentos saudáveis, fontes de cálcio, proteínas e outros nutrientes. Contudo, quando o indivíduo apresenta alterações nos níveis do colesterol, deve optar pela ingestão de leite e queijos com teor reduzido em gorduras, como o leite desnatado e queijos brancos.
3. Carnes
Fonte de proteínas, as carnes são ricas em vitamina B12 e outros nutrientes. Entretanto, o consumo excessivo de carne vermelha pode impactar na saúde cardiovascular, inclusive nos valores do triglicerídeos e colesterol. Se esse é o seu caso, prefira carnes brancas e faça consumo moderado de carnes vermelhas.
4. Manteiga
Fonte de vitaminas lipossolúveis, ou seja, vitaminas que são absorvidas na presença de gordura, a manteiga é fonte de vitamina A, E, B12 e K2. Há quem a considere saudável, mas para que ela cumpra esse papel, é necessário ponderar a quantidade.
5. Óleo de coco
Por muito tempo, o óleo de coco foi um queridinho midiático. Estudos recentes revelaram que esse tipo de óleo é rico em gorduras saturadas, aquele tipo de que, em excesso, prejudica o coração. Dessa forma, é necessário ter cuidado ao utilizar e acrescentar o óleo nas preparações. Evite adicionar ao café ou demais contextos quando não houver real necessidade.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica