Criança chora em voo e é trancada em banheiro do avião por estranhas
O voo em direção a Xangai virou palco da atitude inesperada de duas mulheres que tentaram “disciplinar” a criança
atualizado
Compartilhar notícia
Na China, um caso polêmico tem chamado atenção das pessoas. Durante um voo doméstico, duas desconhecidas tiraram uma criança pequena dos braços da avó e a trancaram no banheiro. O motivo? A bebê estava chorando e fazendo muito barulho. O vídeo foi publicado pela própria passageira que praticou o ato. Uma delas faz ameaças: “Se você fizer barulho de novo, vamos te deixar aqui sozinha.”
A situação ocorreu durante um voo da cidade de Guiyang, no sudoeste da China, para Xangai, em 24 de agosto. O vídeo foi publicado na plataforma Douyin, uma versão chinesa do TikTok.
A ideia inicial das mulheres foi “estabelecer algumas regras” para a pequena. Na publicação, Gou Tingting justificava suas ações como “heroicas”, pois estaria tentando trazer mais calma ao voo, uma vez que os passageiros pareciam incomodados com os berros. “Muitos passageiros usavam lenços de papel para tapar os ouvidos”, afirmou ela. “Alguns foram para a parte de trás do avião para escapar do barulho”, prosseguiu.
Observando a situação, as mulheres levaram a criança para o banheiro e a trancaram lá dentro. Segundo Tingting, a avó da bebê não estava controlando o choro da pequena, então, elas acharam cabível resolver a situação nos próprios termos.
Nos comentários do vídeo, que foi excluído posteriormente, a atitude das mulheres gerou revolta. As pessoas diziam que faltava empatia. Outros internautas, mais radicais, fizeram denúncias à polícia.
A pauta que envolve o comportamento das mulheres no voo faz parte de uma longa discussão na China, que tem crescido nos últimos anos.
De acordo com o site Sixth Tone, reclamações sobre pais que deixam suas crianças correrem soltas, gritarem, chorarem e até mesmo chutarem assentos em locais públicos têm sido recorrentes, e as “soluções” trazidas são alarmantes. Essas crianças são chamadas de “xiong haizi mimados” — ou “crianças urso”.
Por isso, alguns usuários têm compartilhado sua revolta, e até mesmo tutoriais problemáticos mostrando métodos de como “domá-las”. Apesar da dupla ter tentado entrar nesse hype, os resultados não foram os esperados. Por pouco, elas não foram denunciadas pelo Departamento de Segurança Pública do Aeroporto de Guizhou.