metropoles.com

Coronavírus: aprenda a fazer álcool gel caseiro

Receita é aliada no combate à epidemia do coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Steven Puetzer/Getty Images
Álcool gel caseiro
1 de 1 Álcool gel caseiro - Foto: Steven Puetzer/Getty Images

A epidemia do coronavírus aumentou a preocupação com a propagação de doenças virais e reacendeu a importância dos cuidados de higiene pessoal, entre eles, o de manter as mãos sempre limpas. Um grande aliado nessa missão é o álcool gel, capaz de eliminar 99% dos vírus e bactérias, em questão de segundos, sem a necessidade de água encanada por perto.

Cientes dessa praticidade, os brasileiros, preocupados com o avanço da doença de origem chinesa, invadiram mercados e farmácias para adquirir o produto, já em falta em estabelecimentos do país. O que poucos sabem é que uma simples receita caseira é capaz de cumprir a mesma função, muitas vezes, por preço mais acessível.

Quem garante é o naturopata Daniel Alan Costa. Especialista pelo Albert Einstein e professor de fitoterapia na Universidade de São Paulo (USP), o profissional indica uma fórmula segura e prática para fazer no conforto do lar.

“Com álcool isopropílico 90% [quanto maior a porcentagem, maior a eficiência germicida], gel puro de aloe vera e óleos essenciais, ingredientes encontrados em farmácias, é possível obter uma receita poderosa para usar em todos os momentos”, assegura Daniel.

receita caseira
De acordo com o naturopata Daniel Alan Costa, receitas caseiras de álcool gel são seguras. Além de protegerem, elas atraem por terem essência personalizada e preço mais acessível do que as encontradas em farmácias e supermercados

“Com os ingredientes em mãos, é só misturar na proporção 2/3 de xícara de álcool isopropílico para 1/3 de xícara de aloe vera em gel puro e, por fim, adicionar 10 gotas de um óleo essencial à escolha”, orienta.

Segundo ele, os óleos de tea tree, orégano e tomilho, por terem propriedades antibacterianas, antissépticas e antivirais, são os mais indicados.

O que é o coronavírus e por que é tão perigoso?
Coronavírus é uma família conhecida, desde os anos 1960, de vírus que causam doenças respiratórias – de gripe comum à Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). O nome faz referência à forma do vírus, que é redondo e parece ser cercado por uma coroa.

Quais são os sintomas?
Os sintomas são os mesmos de uma síndrome gripal: febre, tosse e dificuldade para respirar. Em casos mais severos, o paciente pode apresentar também pneumonia, síndrome respiratória aguda forte e falência dos rins.

O que posso fazer para me proteger?
O que se sabe até agora é apenas que a doença é transmissível de pessoa para pessoa, provavelmente pela saliva. A indicação é lavar bem as mãos, não levá-las aos olhos e boca sem que estejam higienizadas, cobrir a boca com o antebraço quando for tossir e tomar cuidado com secreções respiratórias. Evitar contato próximo com pessoas que apresentam sintomas de doença respiratória (espirros e tosse) e observar a procedência da comida também são dicas válidas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?