Consumir creatina prejudica os rins? Estudo analisa os efeitos
Muitos mitos envolvem a creatina, entre eles, o fato dela ser prejudicial para os rins. Pesquisadores analisaram os efeitos, entenda
atualizado
Compartilhar notícia
Creatina deriva do grego κρέας, que significa carne, ou seja, é a substância responsável pelo fornecimento de energia aos músculos. Consequentemente, ela influencia na melhora do desempenho físico e, também, no aumento de massa muscular.
Da mesma forma, o consumo do suplemento ainda rende dúvidas, principalmente para quem nunca experimentou. Entre os questionamentos mais comuns estão: creatina causa problema nos rins?
A creatina não causa problema nos rins
Esse estudo, liderado por pesquisadores da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI), do Centro Universitário de Itajubá, e da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), alegou ser a primeira experiência de revisão sistemática e meta-análise, cujo objetivo foi averiguar os suplementos de creatina e seus possíveis efeitos colaterais na função renal.
Até porque os cientistas defenderam que, embora os suplementos de creatina visem a melhora do desempenho, existem indícios de que sobrecarregam as funções hepáticas e renais. Reduzindo a qualidade de vida e aumentando a mortalidade.
Continue a leitura no site SportLife, parceiro do Metrópoles.