Conheça uma fruta rica em proteína e que colabora com o emagrecimento
Esta fruta, bastante comum nos supermercados e hortifrútis, conta com bastante proteína na composição, além de outros nutrientes
atualizado
Compartilhar notícia
Quando o assunto é saúde, devemos considerar a ingestão diária de frutas na dieta. Devido à alta concentração de fitoquímicos, ou seja, produtos químicos benéficos ao bem-estar, são boas aliadas contra o envelhecimento precoce, turbinam a imunidade e ainda colaboram para redução do açúcar no sangue.
Em dias com objetivo de ganho de massa muscular e maior ingestão proteica, elas também saem na frente. Há uma, em especial, que dispara por conta de sua composição: a goiaba.
Em cada xícara do alimento, obtemos 4,2 gramas de proteínas somadas a 9 gramas de fibras, nutriente responsável pelo aumento da saciedade e pelo controle da glicemia.
Um estudo publicado pelo Journal of Clinical and Diagnostic Research destacou que consumir a fruta sem casca pode colaborar com a redução do açúcar sanguíneo e ainda com a melhora dos níveis do colesterol em pessoas saudáveis.
Assim, inserir a goiaba nos lanches junto ao iogurte, ovo ou queijo será uma forma eficiente de dar uma forcinha no teor proteico da refeição.
Em 100 gramas, obtemos em média 68 calorias, ou seja, é um alimento de baixa caloria que representa um belo aliado ao emagrecimento e ainda é de fácil acesso em supermercados e hortifrútis, que vale todo o investimento.
A fruta substitui outras fontes de proteína?
É válido frisar que existem duas fontes de proteínas na dieta, as de origem animal e as de origem vegetal. Os vegetais mais ricos em proteínas são as leguminosas, não as frutas.
As frutas costumam ser ricas em água, fibras e açúcares. De forma isolada, nenhuma fruta vai oferecer a quantidade de proteína necessária para as funções vitais. Ou seja: no fim das contas, o que vale é a regra do equilíbrio.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica