Conheça um alimento que reduz a gordura do fígado e a glicemia
A substância encontrada em frutas e vegetais tem ação antioxidante e anti-inflamatória, e é responsável por neutralizar os radicais livres
atualizado
Compartilhar notícia
Existe um flavonoide, substância encontrada em frutas e vegetais, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, e é responsável por neutralizar os radicais livres. Ele previne contra doenças graves, como o câncer, além de agir contra problemas cardíacos e neurodegenerativos.
O flavonoide em questão é a quercetina. Mais que os importantes benefícios citados acima, ela ainda colabora contra processos alergênicos, atua na redução da pressão arterial e retarda o envelhecimento precoce. E mais: reduz a gordura do fígado e a glicemia.
Dito isso, colocar alimentos com essa substância na dieta pode colaborar — e muito — com o aumento da longevidade e do bem-estar.
E nem é preciso gastar muito dinheiro para desfrutar das vantagens desse “remédio natural”. A cebola, por exemplo, conta com uma quantidade considerável de quercetina. A hortaliça protagoniza a lista de alimentos com maior teor de quercetina em 100 gramas.
A versão roxa, em especial, tem um teor mais expressivo que as demais.
Outra dica: guarde-a fora da geladeira, o que contribui com a biodisponibilidade do nutriente.
Outras opções são cacau em pó, pimentão amarelo cru, trigo sarraceno e acerola.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica