Conheça tempero anti-inflamatório que ajuda a controlar a pressão
Anti-inflamatório, esse tempero é bastante comum na culinária brasileira; descubra qual é e por que adicionar em suas receitas
atualizado
Compartilhar notícia
Existe um tempero que é praticamente uma unanimidade nas cozinhas ao redor do mundo. O alho já foi utilizado como remédio pelos sumérios nos primórdios da civilização e, atualmente, não perdeu o seu posto.
O que diferencia esse tempero dos demais são os benefícios à saúde, graças a uma composição complexa com mais de 2.000 substâncias químicas “do bem”, com destaque para os organossulfurados, os flavonoides e os ácidos fenólicos.
Os componentes químicos presentes no alho atuam assumindo propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias, entre outras.
Estudos já revelaram significativas propriedades terapêuticas nesse alimento, com destaque para uma substância, conhecida como alicina, que age contra infecções e a hipertensão arterial sistêmica, conhecida como pressão alta.
O alho ainda costuma ser amplamente indicado para aqueles que precisam tratar os níveis elevados de lipídios no sangue (hiperlipidemia) e auxiliar na prevenção da aterosclerose.
Ademais, é utilizado como coadjuvante no tratamento da hipertensão arterial leve a moderada.
É claro que mais estudos seriam necessários para elucidar as quantidades necessárias para surtir o efeito desejado no organismo humano. No entanto, já está mais que provado os diversos benefícios e propriedades valiosas do tempero para o bem-estar e a longevidade.
Não bastando todos eles, ainda conta com um precinho que cabe no bolso de todos, então, não custa usar e desfrutar do sabor magnífico que só ele tem.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica