Conheça menina de 3 anos que quebrou recorde nacional de soletração
Nascida na Bahia, Pietra Garcia Oliveira soletrou 32 palavras em 1 minuto, o que lhe rendeu o recorde nacional
atualizado
Compartilhar notícia
Com pouco mais de 3 anos, Pietra Garcia Oliveira soma recordes e premiações. Aos 2 anos e 5 meses, ela foi considerada uma das crianças mais inteligentes do mundo pelo International Star Kids Awards. Também com essa idade, a menina, nascida na Bahia, soletrou 32 palavras em 1 minuto, o que lhe rendeu o título de “Mais Jovem em Soletrar Rápido” pelo Rankbrasil – reconhecimento que recebeu agora, aos 3 anos (assista ao vídeo).
“Percebemos que Pietra tinha um desenvolvimento avançado desde muito cedo. Aos 9 meses, ela deu seus primeiros passos, e já mostrava uma incrível capacidade de concentração e memorização. Com 1 ano e 3 meses, seu interesse por atividades complexas como números, anatomia e até o idioma inglês começou a ficar evidente. Sua rapidez de processamento cognitivo era impressionante”, relembra, ao Metrópoles, a mãe de Pietra, Amanda Costa de Oliveira.
A descoberta da habilidade de soletração veio durante uma brincadeira, contudo, Amanda detalha que a menina tem um interesse muito amplo e uma curiosidade “insaciável”. Os temas de interesse, no entanto, mudam rapidamente.
“Por exemplo, sua paixão no momento do recorde era soletração, o que gerou um conhecimento que ela ainda hoje possui. Porém, soletrar já não está mais no rol de interesses mais fortes dela atualmente. Logo, temos que estar sempre atentos para estimular suas várias áreas de interesse, vendo o que ela gosta, e dando a ela acesso ao que ela demandar”, explica a mãe. Hoje, Pietra está amando aprender os elementos da tabela periódica, além do espanhol e da Língua Brasileira de Sinais.
De acordo com Amanda, o desenvolvimento de Pietra não se trata de um conhecimento em específico, ou um treinamento, mas “habilidades cognitivas excepcionais que são aplicáveis em praticamente toda e qualquer atividade que ela tenha interesse”.
Brincadeiras e desafios
Apesar de chamar atenção pelos conhecimentos, Pietra é, acima de tudo, uma criança que gosta de dançar, fazer exercícios físicos, andar de patins ou bicicleta e jogar futebol. “Procuramos sempre introduzir novas brincadeiras que possam despertar o interesse dela e mantê-la desafiada”, comenta a mãe.
Morando hoje em Aracaju, Amanda e Deivide Garcia da Silva Oliveira, pai de Pietra, se sentem orgulhosos e felizes em ver o progresso da filha. “Ver como ela consegue se desenvolver e alcançar metas tão impressionantes com uma idade tão jovem nos traz uma grande satisfação. Nosso desejo para o futuro é que ela continue a se sentir feliz, desafiada e realizada”, afirma.
No entanto, Amanda destaca os desafios que enfrentam para garantir que a menina tenha as ferramentas necessárias para desenvolver todo o seu potencial. “É fundamental que haja uma maior conscientização e apoio por parte das instituições educacionais, legislações e governos, para garantir um tratamento humano digno, e aproveitar um recurso humano valioso para o desenvolvimento do país”, finaliza.