Conheça leguminosa que tem mais proteína que o ovo e ajuda a emagrecer
Embora o ovo seja muito conhecido por quem quer consumir proteína, existe um item que tem mais que o dobro do macronutriente
atualizado
Compartilhar notícia
O ovo pode ser considerado um superalimento devido à alta densidade nutricional, ou seja, concentração de nutrientes por quantidade de alimento.
De vitaminas a minerais, compostos antioxidantes e gorduras muito saudáveis, a presença do item é sempre válida na dieta, sobretudo para quem quer emagrecer e ganhar massa magra.
Contudo, existe um ponto que pode decepcionar muitas pessoas: a quantidade proteína. Em uma unidade, encontramos apenas 6 gramas de proteína.
Para se ter uma ideia, alguns iogurtes e barrinhas proteicas costumam oferecer mais que o dobro dessa quantidade.
No grupo dos alimentos vegetais, existe um grão que, por sua vez, pode surpreender no teor proteico, superando até o próprio ovo. O grão-de-bico é rico nesse macronutriente, além de ter fibras, que garantem a saciedade.
Ele pode ser um excelente aliado ao emagrecimento e à manutenção do peso, pois não só aumenta a sensação de saciedade, como também controla os níveis de açúcar no sangue.
Uma porção de 100g oferece 20g de proteínas. Logo, ainda que consuma a metade da porção (50g), também irá consumir 10g de proteína – mais do que a quantidade encontrada no ovo.
Logo, se você está no time de pessoas que se abstêm do consumo de proteínas de fonte animal, o grão-de-bico pode ser uma boa pedida.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica