metropoles.com

Conheça cinco temperos anti-inflamatórios para comer todo dia

Algumas ervas e temperos são poderosos quando o assunto é combate a inflamações. Veja algumas opções

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prostock-Studio/Getty Images
Foto colorida de três colheres com açafrão, tempero de alimentos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de três colheres com açafrão, tempero de alimentos - Metrópoles - Foto: Prostock-Studio/Getty Images

Nessa terça-feira (14/11), celebrou-se o Dia Mundial do Diabetes, considerada uma doença inflamatória crônica. A data reforça a necessidade de tomarmos medidas para prevenir esse quadro, principalmente por meio de hábitos alimentares saudáveis.

Além da diabetes, diversas outras doenças potencializam a inflamação. Entre as mais preocupantes, até o surgimento de câncer pode ser ocasionado quando ela perdura longos períodos no organismo.

Para evitar esse mecanismo fisiológico crônico, reduzir o consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcares, sódio e componentes químicos, é necessário. Além disso, embutidos e bebidas alcoólicas também devem ser ingeridos com cautela. Na lista, entram presunto, linguiça, salsicha, mortadela, peito de peru e salame.

Substituir esses alimentos por itens naturais, ricos em nutrientes, já é uma forma de manter a saúde em dia. Uma alimentação rica em frutas, vegetais, grãos integrais, azeite, feijões, castanhas e sementes, somados à atividade física, já ajuda a controlar o estresse e melhorar a qualidade do sono.

Para dar um “plus” nas refeições, existem ervas e temperos poderosos à manutenção da saúde. Além do baixo custo, são fáceis de serem adicionados às preparações e ainda conferem um sabor e aroma que enriquecem o paladar.

Os top cinco temperos são:

Cúrcuma
Fonte de curcumina, o tempero tem efeito anti-inflamatório e hepatoprotetor, ou seja, protege o fígado. Protege diversas doenças devido ao seu potente efeito antioxidante.

Gengibre
Anti-inflamatório natural e antioxidante dos bons, o gengibre ajuda a manter a imunidade alta e ainda tem efeito termogênico, ou seja, de acelerar o metabolismo, colaborando com a digestão e com o emagrecimento. Pode ser consumido nos sucos, como chá ou até em pó, nas refeições.

Salsão
Fonte de apigenina, o tempero é estudado pelo seu efeito anti-inflamatório. Combina bem com caldos e sopas, mas também pode ser incorporado aos sucos, acrescidos de limão.

Extrato de própolis
Amplamente produzido no território brasileiro, o própolis é rico em compostos fenólicos, ou seja, conta com ação antioxidante.

Alecrim e manjericão
Ambos se tratam de excelentes anti-inflamatórios, podendo ser incorporados às bebidas, chás e demais preparações.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?