Conheça alimento delicioso, rico em proteína e baixo em calorias
Esse alimento costuma estar presente em dietas de emagrecimento por seu alto teor de proteínas associado a poucas calorias
atualizado
Compartilhar notícia
Existe quase uma “obsessão” do público fitness em relação ao queijo cottage. Basta abrir as redes sociais de alguma blogueira “fit” que logo avistamos o produto sendo usado em pães, torradas, ovos ou até como molho. E qual seria seu diferencial para ser tão valorizado nas dietas?
O queijo cottage é um derivado de leite coalhado, por isso, é rico em proteínas e baixo em calorias, além de não fazer parte dos alimentos ultraprocessados.
Por essas características, o alimento entrou no hype do emagrecimento. Ele funciona ainda para aumentar a qualidade da alimentação sem abrir mão do sabor.
Quando enjoamos dos ovos, o cottage será uma mão na roda para aumentar a quantidade de proteínas totais da refeição. Já sobre a textura peculiar, apresenta um aspecto grumoso pela coagulação que a caseína — proteína do leite — sofre quando é adicionado o ácido ao leite.
Enquanto as proteínas da caseína são digeridas de forma mais lenta, favorecendo a saciedade, as proteínas do whey são diferidas mais rápidas. Para se ter uma ideia, uma porção de uma xícara conta com 25 g de proteína e 11 g de carboidratos, das quais nove são açúcares, além de uma boa quantidade de cálcio e potássio.
Esse queijo ainda favorece a saúde da tireoide e o controle da glicemia por oferecer boa quantidade de selênio.
Se não fosse suficiente, o alimento ajuda na regulação da pressão arterial e ainda conta com pequenas quantidades de cálcio que atuam na saúde óssea. Por fim, ainda é versátil e muito saboroso! Na dúvida de qual tipo de queijo comer, se você não sofre de intolerância à lactose, invista no cottage.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica