Conheça a ginasta de 8 anos que viralizou por treino pesadíssimo
Ao Metrópoles a família de Lorena Santos revela detalhes da rotina fitness de treinos e alimentação da ginasta de 8 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Lorena Santos poderia ser somente mais uma criança que gosta de brincar. Porém, a paixão pela ginástica artística transformou a paulista de 8 anos em um fenômeno mirim nas redes sociais. Isso porque a pequena compartilha sua rotina de treinos e alimentação para mais de 137 mil seguidores no Instagram.
Apaixonada por esportes, Lorena já praticou diversas atividades físicas, mesmo com tão pouca idade. A influenciadora fez natação, ballet e até aulas de circo. Foi na ginástica artística, porém, que ela se encontrou e manteve com regularidade e disciplina.
“Lorena começou a treinar no ‘alto rendimento’ em fevereiro de 2021 aos 6 anos de idade. Desde então, começamos a dar mais atenção à sua alimentação, tendo em vista todo o gasto de energia exigido nos treinos”, explica o pai da menina, Marcos Roberto.
Ver essa foto no Instagram
Segundo ele, o processo foi bem difícil no começo. “Ela era bem seletiva com os alimentos, impondo dificuldades no consumo correto. Hoje, a Lorena tem consciência de que a alimentação saudável é importante para todo e qualquer atleta”.
A convite do Metrópoles, a família de Lorena revela detalhes da rotina da atleta mirim de alto rendimento.
Treinos e alimentação
Apesar da idade ajudar – e muito – a ter mais energia ao longo do dia, Lorena segue uma rotina diária com muito foco e dedicação. A pequena acorda diariamente às 6h20 para tomar café, que geralmente contêm proteínas e carboidratos, e ir ao colégio, conta Marcos Roberto.
“Por volta das 9h40, ela tem um intervalo para o lanche. Sua saída do colégio ocorre às 12h15 e sua mãe a leva diretamente para o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), onde começa os treinamentos de ginástica artística”, afirma o pai da influenciadora mirim.
O almoço também é feito no refeitório do ginásio, com outras atletas ginastas. “Nossa maior conquista foi acrescentar legumes e vegetais na alimentação de Lorena, pois ela mesma se conscientizou sobre a importância dos nutrientes para ter bons desempenhos e resultados nos treinos”, diz Marcos.
Às 14h, então, inicia-se os treinos de ginástica artística, que tem duração de cinco horas. Neste período, Lorena tem uma pausa para o lanche da tarde: uma fruta e água de coco para ajudar na hidratação.
Ao término da aula, que acontece por volta das 19h, a ginasta retorna para casa, toma banho, janta e faz o dever de casa da escola, sempre acompanhada pela família. “Antes de dormir, a Lorena ainda come o seu último lanche, que geralmente é composto por frutas e iogurtes. Ela se prepara para dormir às 22h”, relata Marcos.
Ver essa foto no Instagram
Acompanhamento com profissionais
Graças à intensa rotina de treinos, Lorena tem um porte físico diferente do esperado para meninas da sua idade, com músculos um pouco mais definidos. Segundo o pai da menina, o acompanhamento com diferentes profissionais da saúde faz toda a diferença.
“Junto ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, ela faz acompanhamento de profissionais, como pediatra, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos”, esclarece Marcos Roberto.
Lorena, assim como outras atletas de alto rendimento, também realiza exames médicos anualmente, a exemplo de eletrocardiograma. Além disso, a ginasta faz fisioterapia quatro vezes na semana com o apoio da equipe da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Marcos, no entanto, deixa bem claro que a filha não pratica musculação. “A Lorena tem uma preparação física para fortalecimento e melhor desempenho nos treinos, mas não inclui musculação direta”, ressalta.
Impacto da rotina na vida da família
Desde o café da manhã até a hora de dormir, o compartilhamento da rotina de Lorena tem conquistado o coração de muitos internautas. Mesmo que, às vezes, não aconteça como o planejado, a família tem conseguido se adaptar para proporcionar um estilo de vida adequado à atleta
“A rotina não é fácil e nos privamos de alguns momentos, mas tudo isso é satisfatório e gratificante. Nós vemos o brilho nos olhos da Lorena. Além disso, estamos nos ajustando cada vez mais para apoiá-la”, declara Marcos Roberto.
O pai da ginasta, então, completa: “A Lorena está muito feliz com esta oportunidade e gostaria de agradecer o espaço para mostrar um pouco da vida de uma atleta mirim de alto rendimento. Ela está em busca de um sonho e luta fortemente para que um dia possa ser realizado.”
Crianças podem ser atletas de alto rendimento?
A prática de esportes é importante para promover o cuidado com a saúde e bem-estar. No entanto, o educador físico André Gadelha alerta para os exageros. Segundo ele, as crianças podem ser atletas de alto rendimento. É preciso, apenas, estar atento a alguns pontos.
“Os excessos não são sinônimos de saúde. No caso das crianças, que ainda estão em processo de formação, a atividade física em grande quantidade pode prejudicar o desenvolvimento. Vai depender do sujeito e da forma como o treino é ministrado para que o alto rendimento não comprometa a saúde”, explica.
De acordo com o médico pediatra do Hospital Brasília, Mário Ferreira Carpi, a prática de esportes deve sempre ser acompanhada de consultas regulares com pediatra.
“É muito importante fazer o acompanhamento médico pediátrico para que seja feita uma avaliação criteriosa do desenvolvimento da criança. Caso seja necessário, o profissional vai pedir uma avaliação específica, mas na maioria das vezes, não é necessário”, enfatiza.