Conheça a doença de pele que acomete Jair Bolsonaro
Nessa segunda-feira (22/5), o ex-presidente foi visto em clínica de estética brasiliense para tratar condição dermatológica, segundo a CNN
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi visto em uma clínica de estética no Lago Sul, bairro de alto padrão em Brasília, nessa segunda-feira (22/5). Segundo informações da CNN, o político frequentou o espaço a fim de realizar um procedimento para a retirada de melasma, doença dermatológica caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele. O ex-mandatário teria saído do consultório com um curativo na testa.
Comum, a condição está relacionada à exposição solar e afeta especialmente o rosto. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o melasma é mais frequente em pacientes do sexo feminino em fase reprodutiva, ou seja, entre 20 e 50 anos, uma vez que também sofre influência de hormônios gestacionais. Somente 10% dos casos registrados em todo o mundo acontecem em homens. Pode-se dizer, portanto, que Bolsonaro foi sorteado.
Prevenção e tratamento
O problema de pele aparece, em geral, nos dois lados do rosto, no queixo, em cima dos lábios e na testa. A melhor maneira de prevenção e tratamento, segundo a dermatologista Karime Hassum, integrante da SBD, é o uso de filtro solar diariamente.
Medicamentos orais, tópicos, clareadores, peelings, lasers e microagulhamento ainda são recomendados a pacientes diagnosticados com o distúrbio pigmentar crônico. A indicação do tratamento ideal vai depender do tipo de melasma da pessoa, bem como do fototipo e dos procedimentos já realizados por ela anteriormente. Por isso, a visita a um dermatologista qualificado é de suma importância.
A seguir, veja sete dicas da também dermatologista Marcella Alves, da clínica Les Peaux, para evitar o melasma:
- Passe protetor solar adequadamente, cobrindo toda região exposta, e retoque o produto ao longo do dia;
- Evite a exposição excessiva ao sol e prefira horários de menor incidência dos raios ultravioletas;
- Use óculos escuros e chapéu para aumentar ainda mais a proteção;
- Aplique água termal para aliviar a temperatura e nutrir a pele ao decorrer do dia;
- Hidrate a derme, tornando-a, consequentemente, mais resistente a agentes nocivos;
- Se possível, reforce a barreira da pele com filtro solar em cápsulas. Importante: o produto, apesar de bloquear o sol, não tira a necessidade do protetor tópico;
- Mantenha uma rotina de skincare prescrita por dermatologista especialmente para você.
O portal entrou em contato com a clínica de estética visitada por Bolsonaro em Brasília, mas não teve retorno até o fechamento desta reportagem.