Conheça 3 suplementos naturais que reduzem o colesterol alto
Uma dieta balanceada é fundamental para controlar o colesterol, mas alguns suplementos podem ser grandes aliados nesse processo
atualizado
Compartilhar notícia
O colesterol alto é uma doença silenciosa que, se não tratada, pode provocar complicações graves de saúde, incluindo ataque cardíaco e derrame. Entre as principais causas estão a ingestão de alimentos gordurosos, a falta de exercícios físicos, o excesso de peso, tabagismo e consumo de álcool.
Ajustes na dieta são fundamentais para reverter o quadro, mas se houver uma ajudinha a mais é ainda melhor. Ao portal Express, o nutricionista Alison Cullen elencou três suplementos naturais que podem ser grandes aliados contra o colesterol alto.
Ômega-3
“Os ácidos graxos ômega-3 são conhecidos pela capacidade de diminuir os triglicerídeos e reduzir o risco de doenças cardíacas. Você pode adicionar peixes oleosos à dieta algumas vezes por semana, mas pode ser útil tomar um suplemento diário como bem, por uma série de razões que incluem o colesterol alto”, explicou.
Para além da doença, o suplemento ajuda a reduzir a inflamação, colabora para uma boa função cognitiva, para a saúde da pele e das articulações, para a visão e a saúde mental.
Levedura vermelha
O fermento vermelho é um remédio tradicional chinês conhecido pelas propriedades redutoras do colesterol. Ele é extraído do arroz fermentado e contém monacolinas, compostos que impedem efetivamente a produção de colesterol. A substância mitiga o risco de acúmulo de gordura nas paredes arteriais que poderia impedir o fluxo sanguíneo para órgãos vitais, como o coração e o cérebro.
Alcachofra (Cynara)
A Cynara é uma tintura de alcachofra que inibe a produção de colesterol, ao mesmo tempo que estimula a degradação e reduz a absorção no intestino.
“A alcachofra também aumenta a produção de bile e seu movimento para o intestino, melhorando assim a forma como as gorduras alimentares são metabolizadas. Tome 20 gotas em um pouco de água ou suco, duas a três vezes ao dia”, recomendou.