Confira 5 alimentos que aumentam a testosterona e a massa muscular
Investir em uma dieta com alimentos que colaboram com a síntese de testosterona é um dos pilares fundamentais para o ganho de massa
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos hormônios mais essenciais para o ganho de massa muscular é a testosterona. Conhecida também como hormônio masculino, já que homens possuem maiores níveis dele, a testosterona é elementar à saúde feminina, inclusive para a manutenção do peso.
À medida que envelhecemos, os níveis do hormônio tendem a cair e a esse fenômeno damos o nome de andropausa em homens e menopausa em mulheres.
Uma forma de evitar os efeitos desagradáveis dessa fase é através dos bons hábitos de vida, da atividade física e da qualidade da alimentação. Entretanto, a composição de massa muscular, por si só, já ajuda — e muito — nos níveis desse hormônio. Logo, investir em alimentos que colaboram com a síntese de testosterona é um dos pilares fundamentais e, acredite, eles existem.
Apesar da ideia de alimentos que ajudam na síntese de testosterona ser um tanto simplista, uma dieta balanceada irá repercutir em vários marcadores importantes em diversas fases da vida. Por isso, tome nota desses alimentos:
Carnes magras
Seja de porco, frango ou de boi, as carnes magras são fontes de proteínas, zinco e outros nutrientes que ajudam a otimizar a produção do hormônio. Por conterem pouca gordura, ajudam a prevenir o aumento do colesterol.
Ovos
Por conter gorduras saudáveis, os ovos também podem dar uma forcinha quando o assunto é síntese de testosterona.
Salmão
Devido à presença de magnésio e ômega-3, o peixe também colabora para otimizar os níveis hormonais. Para além disso, ele também fornece vitamina D, que soma benefícios a essa síntese.
Brócolis, repolho e couve-de-bruxelas
Os vegetais verde-escuros são ricos em uma substância conhecida como indol-3-carbinol (I3C). Esse fitoquímico ajuda a reduzir o hormônio feminino estradiol, tornando a testosterona mais efetiva.
Alho
A alicina, composto bioativo que surte diversos benefícios no organismo, inibe a produção de cortisol, o famoso hormônio do estresse. Dessa forma, a ação da testosterona tende a ser melhor.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica