Confira 4 frutas que ajudam a ter uma boa noite de sono e a emagrecer
A alimentação desempenha um papel importante na qualidade do sono. Confira 4 frutas que aumentam a produção de melatonina e ainda emagrecem
atualizado
Compartilhar notícia
No mundo moderno, dormir bem se tornou, literalmente, um sonho de consumo para muitos. Não à toa, remédios para dormir se tornaram um dos tipos de medicação mais comercializados no país. Além dos ajustes no comportamento, como evitar atividades intensas à noite, parar de olhar a tela do celular constantemente e investir em meditação, podem ajudar no sono. No entanto, a alimentação também desempenha um papel importante.
Para se ter uma ideia, no grupo das frutas, algumas delas ajudam a aumentar a produção de melatonina. A melatonina, para quem não sabe, é o hormônio que ajuda no sono, que é ativado no escuro, durante o entardecer. Dessa forma, podemos dizer que algumas frutas dão uma forcinha na indução do sono, além disso, contam com poucas calorias, sendo boas aliadas do emagrecimento.
Se você quer testar o efeito, invista nessas frutas antes de dormir:
Maçã
A casca da maçã conta com uma substância com efeito antioxidante e anti-inflamatório, conhecida como quercetina. Além disso, ela também é indutora da serotonina, que ajuda na ação da melatonina.
Uva roxa
Rica em resveratrol, um tipo de antioxidante poderoso, a uva também vai influenciar positivamente no sono. Lembrando que quanto mais escura a uva for, melhor para essa finalidade.
Abacate
Para aqueles que deixam de consumir o abacate com medo das calorias, saiba que ele concentra gordura de excelente qualidade, como as poliinsaturadas. Além disso, o abacate conta com ômega 3, que ajuda no sono e na saúde cardiovascular.
Kiwi
Uma fruta completa quando o assunto é nutriente e um prato cheio para quem sofre de insônia. O kiwi contém melatonina em sua composição, além do baixo índice glicêmico, que irá colaborar com o emagrecimento. Estudos já revelaram a ação do kiwi tanto na indução, quanto na qualidade do sono.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica