Confira 3 exercícios fáceis para fortalecer as pernas, segundo Harvard
O fisioterapeuta de Harvard Vijay Daryanani listou três exercícios simples e muito eficazes para fortalecer as pernas e evitar lesões. Veja
atualizado
Compartilhar notícia
Alguns pessoas costumam focar no abdômen na hora de fazer exercícios e acabam esquecendo de exercitar as pernas. No entanto, é importante manter os membros inferiores em forma para melhorar a capacidade e a resistência, afinal, as pernas são a base da maior parte das atividades dos seres humanos.
Pensando nisso, o fisioterapeuta da Universidade de Harvard Vijay Daryanani listou três exercícios para fortalecer as pernas. Antes de fazê-los, é preciso analisar e ver “como temos mantido as nossas pernas nos últimos meses” para não fazer muito esforço no primeiro dia.
“Acostume suas pernas com algumas caminhadas diárias. Basta caminhar pela casa sem parar alguns minutos ou subir e descer escadas”, recomendou o fisioterapeuta ao portal espanhol Saber Vivir. Após isso, Daryanani revelou os exercícios.
Confira abaixo:
Agachamento com halteres
Este é um clássico exercício para fortalecer os glúteos e quadríceps. O fisioterapeuta Daryanani recomendou uma ou duas séries, com repetições de 8 a 12 agachamentos, podendo descansar um minuto entre uma série e outra. O ideal é fazê-lo com pesos, embora não seja obrigatório.
Afundo
“Com os pés juntos, vamos agir como se estivéssemos fazendo uma estocada de esgrima. Você coloca a perna esquerda para trás para se apoiar no terço frontal do pé e dobra os joelhos. Na perna direita, joelho e tornozelo devem estar alinhados. O joelho esquerdo aponta para o chão, mas não o toca”, explicou o fisioterapeuta.
Ele, então, acrescentou: “Empurramos com o pé esquerdo para voltar à posição inicial e repetimos com o outro pé. Podemos fazer uma série de dez movimentos. Mantenha as costas neutras, não se incline para frente ou para trás”.
Elevação de panturrilha
Para fazer o exercício, é preciso se segurar nas costas de uma cadeira para manter o equilíbrio e ficar na ponta dos pés o máximo que puder. De acordo com Daryanani, deve-se fazer uma ou duas séries de dez repetições com meio minuto de descanso entre uma série e outra.