Youtubers experimentam drogas e gravam para conscientizar espectadores
Canal holandês “Drugslab” é financiado pelo governo. Ideia é conscientizar espectadores sobre os efeitos causados pelas substâncias tóxicas
atualizado
Compartilhar notícia
Um canal holandês no Youtube está chamando atenção no combate às drogas. A propaganda do Drugslab é: “Nós provamos drogas todas as sextas às 17h, para que você não precise…”.
Três apresentadores se revezam e experimentam diferentes tipos de entorpecentes, filmando e comentando a ação da substância no corpo.Enquanto isso, um segundo apresentador, que não usou nenhuma droga, descreve os riscos e dá dicas para amenizar os danos causados pelo consumo da “droga do dia”.
O canal divulga o conteúdo para educar jovens — não há intensão de encorajar o uso de drogas. “Se você tem curiosidade sobre alguma, conte-nos nos comentários, e quem sabe nós experimentemos para você”, dizem na abertura de cada vídeo.
Os vídeos produzidos pela BNN, rede pública de televisão da Holanda, são patrocinados pelo próprio governo que também fornece as drogas usadas nas gravações. (As leis no país são mais tolerantes em relação ao uso de drogas).
Ritalina, GHB (ácido), haxixe, cogumelos, MDMA, spacecake (bolo de maconha), cetamina e muitas outras substâncias são usadas no Drugslab. Os vídeos, que chegam a ter até 700 mil visualizações (como o do ecstasy), são em holandês com legenda em inglês.