“WhatsApp da terapia”: aplicativo conecta psicólogos e pacientes
O “Fala Freud” está disponível para smartphones Android e iPhones e funciona em todo país
atualizado
Compartilhar notícia
Fazer terapia sem sair de casa já é possível. O “Fala Freud” é o aplicativo que permite que usuários tenham orientações psicológicas por R$ 300 mensais.
Os brasileiros Yonathan Faber e Renan Tupin são os cofundadores da plataforma. Um dos objetivos da iniciativa é levar atendimento a locais em que não existem muitos psicólogos ou àqueles que não têm condições financeiras para fazer terapias.
O usuário tem diversas opções para explicar as dificuldades ao profissional. Mensagens de texto, voz e vídeos são alguns recursos disponíveis. O psicólogo responde com as orientações necessárias e o atendimento é registrado e enviado à empresa, com o intuito de avaliar o progresso do paciente. Além disso, o profissional precisa escrever relatórios semanais sobre o progresso do paciente.Para começar a usar, o paciente passa por uma triagem com um profissional. Neste momento, é avaliado se ele está apto a participar deste tipo de atendimento. Há casos de graves distúrbios psicológicos em que não é recomendável o serviço.
O psicólogo Reinaldo Renzi apoia a iniciativa e acredita que o futuro promete mais projetos envolvendo tecnologia.
Este aplicativo não tem função de ser uma terapia, é um aconselhamento psicológico, algo pontual
explicou Reinaldo Renzi
“Fala Freud” está disponível para smartphones Android e iPhones e funciona em todo país. O pagamento é realizado via cartão de crédito e as mensagens trocadas entre paciente e terapeuta são criptografadas, o que evita vazamentos ou interceptação de dados.