metropoles.com

Divulgar nudes sem autorização é crime

A lei foi proposta em 2012 e se enquadra como crime quaisquer violações de segurança de dispositivos eletrônicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Joelson Miranda/Metrópoles
LOGO_Nudes_02
1 de 1 LOGO_Nudes_02 - Foto: Joelson Miranda/Metrópoles

Isso mesmo que você leu. O vazamento sem autorização de “nudes” configura crime digital — ou cibercrime. Isto porque a definição de crime digital seria “qualquer conduta ilegal, não ética, ou não autorizada que envolva o processamento automático de dados e/ou transmissão de dados”, incluindo neste processo o envio de fotos e vídeos de pessoas nuas sem a autorização da vítima.

Leia também: MC Brisola pede desculpas para fãs após vazamento de vídeo íntimo

Segundo a advogada Flávia Guth, que assina a coluna Pensar Direito no Metrópoles, a lei foi proposta em 2012 e se enquadra como crime quaisquer violações de segurança de dispositivos eletrônicos — sejam computador, celular ou tablet e etc. A premissa é de que a distribuição indevida de imagens ou vídeos não autorizados pela vítima categoriza crime digital, mas ainda é enquadrado na categoria a invasão de e-mail, transgressão de propriedade intelectual, disseminação de vírus e fraudes bancárias.

Se você teve uma imagem pessoal divulgada sem autorização, o primeiro passo é fazer um Boletim de Ocorrência e, em seguida, procurar assessoria jurídica. O vazamento configura dois tipos de crime: um pelo vazamento das imagens e o segundo pela invasão de dispositivo eletrônico — caso seja necessário.

O autor da divulgação indevida pode responder por difamação ou injúria, como descrevem os artigos 139 e 140, ambos do Código Penal. Se a vítima for criança ou adolescente, o artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define como crime grave a divulgação de fotos, gravações ou imagens de crianças ou adolescentes em situação de sexo explícito ou pornográfica.

A invasão de dispositivo eletrônico indevida responde pela Lei nº 12.737/12, apelidada de “Carolina Dieckmann”, após a atriz ter seu computador hackeado e suas fotos íntimas divulgadas.

Ajuda virtual
O canal online Safernet auxilia vítimas de crimes digitais que tenham suas fotos vazadas. A chamada “Helpline” funciona como uma rede de auxílio que pode ser acessada via e-mail ou chat no site oficial. São três orientadores, o psicólogo e mestre em Gestão e Desenvolvimento Social Rodrigo Nejm, a psicóloga e psicanalista Juliana Andrade Cunha e a psicóloga Bianca Orrico.

Segundo o portal oficial, a equipe conta com suporte governamental, parcerias com a iniciativa privada e autoridades policiais e judiciais. O objetivo é aconselhar a vítima que esteja passando por situações como humilhações, intimidações, chantagem, tentativa de violência sexual ou exposição forçada em fotos ou filmes sensuais.

O site auxilia também crianças e adolescentes que estão sofrendo ciberbullying. Os atendimentos são gratuitos e o número máximo de orientações pelo chat ou pelo e-mail é de 4 (quatro) encontros. A partir do segundo encontro, será preciso um termo de autorização dos pais para a continuidade da orientação de criança ou adolescente, conforme determina o Art. 8º do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Nude seguro
NUDESSegurança digital não é papo de hackers e nerds. É do interesse de qualquer pessoa que use a internet. Especialmente de quem opta por dividir a intimidade nas redes sociais. O Coding Rights, um Think-and-Do tank criado para promover o entendimento e contribuir para a proteção e promoção de Direitos Humanos no mundo digital, elaborou o zine Safer Nudes – Guia Sensual de Segurança Digital, com dicas para quem quiser mandar nudes sem riscos de se expor além do planejado. O guia traz questões sobre o direito à privacidade e também sobre o direito de decidir sobre o próprio corpo e a própria imagem. Saiba mais.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?