Vai ficar em Brasília? Veja dicas para curtir a cidade no verão
A estação mais quente do ano chegou e existem programações para todos os gostos no DF e Entorno
atualizado
Compartilhar notícia
Foi-se a época em que passar o verão em Brasília era sinônimo de monotonia. A cidade cresceu e, com ela, várias atividades para todos os gostos foram surgindo. Outra mudança ocorreu no comportamento dos brasileiros quando se trata de turismo: apenas 17% estão com viagens planejadas para a estação, que começou oficialmente na sexta-feira (21), e 48% ainda nem organizaram as férias, segundo relatório da plataforma Booking.
Se você faz parte da estatística de quem vai continuar na cidade, seja para economizar dinheiro ou tirar um recesso fora da alta temporada, nada tema, pois o verão na capital tem muito a oferecer. Pensando nisso, o Metrópoles conversou com brasilienses descolados para selecionar as melhores dicas de como curtir a estação mais quente do ano. Confira:
Dias radicais
O fotógrafo Plínio Ricado tem as dicas para quem curte mexer o corpo e ter, de quebra, uma boa dose de adrenalina. A primeira é a prática de canoagem. “Brasília é um dos grandes pólos do esporte no país. Existem várias modalidades que contemplam climas e gostos diferentes. Pratico o surf ski”, explica.
Alguns clubes ao redor do Lago Paranoá oferecem canoagem. Outra sugestão do profissional é o voo de planador no Aeroclube do Planalto Central, em Formosa (GO). “É um dos melhores do mundo para voar à vela, devido às condições climáticas e térmicas fortes e constantes”, indica.
Brasileirinho
No verão, a empresária e influenciadora Sarah Gomes curte programas com a cara do Brasil, como a feijoada do Armazém do Ferreira, aos sábados, e o samba do bar A Vizinha, aos domingos. “É ótimo para os dias de calor”, garante.
Sarah também recomenda aproveitar o pôr do sol no BHotel, um dos lugares mais bombados da capital. “O rooftop é aberto ao público, mas a lista de espera pode demorar um pouco. O ideal é chegar umas 16h para pegar mesa e curtir o fim do dia”, conta. A influenciadora sugere um vinho branco acompanhado de um club sandwich.
Encontros pela cidade
Acredite, é possível aproveitar Brasília sem gastar muito dinheiro, basta ter acesso às áreas públicas mais legais. Lui Veronese, chef do restaurante Sallva, indica dois programas: um com si mesmo e o outro acompanhado. “Aproveite o horário de verão para contemplar o pôr do sol depois do trabalho na Ermida Dom Bosco. É bom para meditar, refletir e ficar leve”.
Se quiser curtir uma boa companhia, a dica é se aconchegar debaixo da Torre de TV. “Leve uma garrafa de vinho e uma esteira ampla para curtir o show das fontes. Vale a paquera no calor confortável da noite”, afirma. O date pode ser seguido de um saboroso jantar.
Mini viagens
A empresária Mirella Montella é fã de passar o dia no clube durante o fim de semana. Além disso, outro programa que ela sugere é fazer pequenas viagens durante o verão. “Para certos destinos, como Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis, é fácil ir na sexta e voltar no domingo”, comenta.
Para quem realmente não quer deixar as terras brasilienses, Mirella recomenda ficar de olho nas programações de eventos rolando na cidade. “Tem muita festa legal programada para os primeiros meses do ano”, reforça.
Para matar a sede
“Sou adepto da frase de caminhoneiro: se não tem mar, vamos ao bar”, brinca o mixologista Gustavo Guedes. Apesar de trabalhar fazendo drinques, Gustavo também gosta de praticar a atividade no tempo livre. Com o início do verão, ele ensina a preparar o coquetel Floral, para ser consumido na beira da piscina com os amigos.
“O drinque é levemente adocicado, extremamente refrescante, cítrico e, como o próprio nome sugere, de sabor floral”, fala. Para preparar, você vai precisar de:
- 40 ml de gim
- 25ml de xarope de hibisco
- 25ml de xarope de maracujá
- 25ml de sumo de limão
- 10ml de Dry Vermute
- Espumante
- Um galho de alecrim
- Uma colher de chá de água de flor de laranjeira
Adicione todos os ingredientes, menos o espumante, em um recipiente com bastante gelo. Depois, complete com espumante e mexa. Adicione o galho de alecrim para decorar e trazer aromas à bebida. “Duas dicas: uma pitada de sal realça bem o sabor do drinque. E você pode preparar a mistura em maiores quantidades, apenas finalizando com espumante”, ensina.
Refresque-se
Brasília não tem praia, mas tem opções para quebrar o galho a alguns quilômetros de distância. Com o objetivo de se refrescar, a fotógrafa Kakau Lossio gosta de ir à Cachoeira do Tororó e ao Poço Azul. No Lago Paranoá, ela sugere aproveitar o verão para praticar stand up pedal e wake surf.
Depois de curtir o clima do dia, Kakau adora frequentar alguns bares da capital. “O Mercadito, localizado na Asa Sul, é incrível”, recomenda.
Gastronomia em alta
O nutricionista Rafael Faria aproveita o calor para se exercitar no Parque da Cidade. Depois da atividade física, vem o merecido descanso e ele recomenda o Teta Cheese Bar. “Estou apaixonado por lá”, ri.
Na opinião de Rafael, o restaurante é um dos hot spots do verão. “É descolado e despretensioso. Adoro sentar lá para uma cervejinha e uns petiscos. O ambiente é uma delícia”.
Good vibes
“Gosto de colocar o corpo na água. Faço caiaque, vou às cachoeiras próximas e me exercito no Parque da Cidade”, conta a modelo e empresária Isabela Manara. Ela aproveita o verde da cidade também para praticar ioga.
“Mentalizo muitos pensamentos positivos”, fala. Para suportar o calor, a modelo toma muito açaí por Brasília.
Passeio diferente
Ficar na beira do Lago Paranoá é uma delícia, mas a proposta da empresária Ana Luiza Favato vai além das margens da água. “Adoro passear de lancha no lago”, afirma. Existem algumas empresas que fazem o serviço a preços e comodidades diferentes.
Quando não está na lancha, a empresária curte mergulhar na piscina com os amigos para combater o calor.
Clima de mar
Na visão da designer de joias Cristina Pessoa, o lugar do próximo verão vai ser o restaurante Atracado. “É na beira do lago, a música é boa, o visual é lindo e a decor é bem descolada. É algo inusitado em Brasília e me lembrou muito os verões europeus de Ibiza, Formentera e Barcelona”, comenta.
Quando não está no restaurante, Cristina gosta de fazer piqueniques no Parque da Cidade. “Aposto nos clássicos: toalha xadrez, cesto de palha e belisquetes regados a um bom vinho branco geladinho. Momento ideal para ler um livro e apreciar a cidade”. Outra dica legal da designer é caminhar nas trilhas do Parque Nacional Água Mineral.
Ao vento
A empresária Dani Reis adora se exercitar ao ar livre, principalmente nessa estação. Outro programa que ela adora é velejar. “É ideal para o calor que tem feito na cidade”, avalia. Alguns clubes próximos ao lago oferecem o esporte a diferentes custos e modalidades.
Comida boa
O que não falta em Brasília são opções gastronômicas de dar água na boca. “Amo o restaurante Otro, especializado em carnes e localizado nas proximidades da Ponte JK. Local cheio de gente bonita para ver e ser visto”, recomenda o arquiteto Arnaldo Pinho.
Para uma programação mais light, o arquiteto curte correr o percurso de quatro quilômetros do Parque da Cidade e depois tomar uma água de coco com os amigos. “Aproveito o sol e o dia toma um outro ânimo”.
Na beira do lago
É claro que o Pontão do Lago Sul não poderia ficar fora da lista. O local é um clássico dos brasilienses e é agradável em qualquer estação do ano. No verão, o cerimonialista Cesar Serra adora passear por lá. “É bom para passar tanto o dia quanto a noite”, fala.