Um guia prático para a maquiagem durar até o fim do bloquinho
Confira, ainda, dicas para remover, sem perrengues, o glitter da pele e a tinta provisória do cabelo
atualizado
Compartilhar notícia
Nos blocos de rua, desfiles de escolas de samba ou na praia. Não importa o lugar, o Carnaval costuma ser marcado pelo excesso. E não só de bebida e curtição… Seja na make, seja no penteado, o feriado é tempo de dar asas à criatividade, abusando dos artifícios de beleza considerados ousados para as demais épocas do ano.
Para aproveitar essa euforia e exagero sem perder o tom, o Metrópoles entrou no clima dos cuidados carnavalescos e elaborou um guia com dicas de beleza e saúde.
Os truques tem o objetivo de te ajudar a curtir a folia e manter a boa aparência antes, durante e depois do bloquinho.
Confira e boa diversão!
Como aumentar a durabilidade da make
Deixar a maquiagem intacta até o fim do bloquinho é um verdadeiro desafio. O cabeleireiro e maquiador Paulo Lobo, do Oliver Salon, revela que existem dicas certeiras para aumentar a durabilidade da produção.
O primeiro passo é higienizar bem a face. Depois, o profissional indica o uso de soro fisiológico, grande aliado no controle da oleosidade.
“Antes da aplicação do filtro solar, passe algumas gotinhas do soro na cútis. O produto retarda o efeito da oleosidade e, consequentemente, aumenta a durabilidade da make. É um truque simples e acessível”, explica.
Investir em bons primers, tanto de pele como de olhos, também ajuda na missão. Para finalizar e garantir beleza por horas a fio, aposte em base de efeito matte, pó compacto em pontos estratégicos e spray fixador de maquiagem.
O que não aplicar na pele
A dermatologista Claudia Marçal alerta que algumas substâncias, como a tinta guache, não são próprias para a pele e podem causar, além de dermatite, problemas respiratórios no folião.
Vale salientar que pessoas que já possuem alergia a um determinado tipo de substância devem verificar o rótulo de cada produto carnavalesco antes de utilizá-lo, para evitar reações graves.
A médica garante que maquiagens com glitters são seguras (ufa!), desde que estejam dentro do prazo de validade. Adesivos e tatuagens temporárias também são permitidos, se aprovados dermatologicamente.
Como colar o glitter
Uma das etapas mais difíceis da maquiagem de Carnaval é aplicar o glitter. Quem já tentou usar as partículas brilhosas para criar um efeito bonito no rosto sabe a dificuldade de colá-las na pele. A boa notícia é que existem macetes “maras” para facilitar o processo.
O principal deles é contar com a ajuda de produtinhos de beauté, como primer, vaselina e cola para glitter. Basta aplicar os cosméticos, esperar um segundinhos, adicionar o brilho e voilà.
Na galeria abaixo, confira cinco sugestões de produtos para garantir a luminosidade do bloquinho à festa.
Atenção à proteção dos olhos
Como visto acima, o glitter pode e deve ser usado nas produções de beleza. Porém, requer alguns cuidados, principalmente quando aplicado na região dos olhos. O oftalmologista André Borba explica que, por serem ásperas, as partículas brilhosas podem arranhar a córnea. A pedido do portal, ele ensina a maneira correta de usar e abusar do pozinho sem prejudicar a saúde ocular.
Segundo o médico, na hora de aplicar o glitter nas pálpebras, é fundamental fechar bem os olhos e esperar alguns minutos para abri-los novamente. Se mesmo assim cair alguma partícula, o ideal é não coçar e lavar a região afetada imediatamente, com água corrente e soro fisiológico.
André alerta, também, para o uso de lentes de contato coloridas, amplamente utilizadas durante o festejo. Segundo ele, é fundamental escolher pares de procedência confiável, não dividi-las com ninguém e atentar-se à higienização.
Cuidados com o cabelo
Para fazer o penteado durar a agitação toda, invista em sprays de textura e fixação. Aplicar glitter para deixar a produção ainda mais carnavalesca também é válido, apesar de ser difícil tirar o brilhinho do couro cabeludo depois. No final desta reportagem, você confere maneiras de livrar as madeixas das partículas no day after.
A folia combina com tintas temporárias e sprays coloridos. Alguns deles, no entanto, podem causar reações indesejadas ao entrarem em contato com o couro cabeludo. O recomendado é fazer um teste de mecha para evitar o problema.
Além disso, logo após a folia, é extremamente importante espantar a preguiça e lavar bem o cabelo.
Como tirar o glitter
Rosto
A beauty artist Sétina Barros aponta que existem várias opções para remover glitter da face, entre elas, usar demaquilante bifásico, óleo de coco ou hidratante.
“Para um melhor resultado, recomendo usar uma fita adesiva, de preferência transparente. É só aplicar no local desejado, puxar com delicadeza e cada um daqueles pontinhos reluzentes sumirá”, ensina.
Cabelo
O cabeleireiro e maquiador Paulo Lobo recomenda usar azeite para remover as partículas das madeixas. “Aplique, massageie o couro cabeludo e as extremidades, deixando agir por 10min. Em seguida, lave normalmente”, explica.
Já Sétina aposta no combo água somada a creme de cabelo ou condicionador. “Molhe o local com água em temperatura ambiente. Aplique o creme ou condicionador fazendo movimentos circulares suavemente. Depois, enxágue bem. Para finalizar, lave com xampu antiresíduo. Repita, caso necessário”, aponta. Ela afirma que o processo funciona também para barbas.
Corpo
Para o corpo, o mais comum é massagear com óleos corporais ou até mesmo óleo de coco. Evite esfoliantes. Os produtos não são tão eficazes para remover os resíduos e podem agredir a pele.
Boca
Nos lábios, Sétina também indica a fita adesiva, e adiciona um truque valioso: “Passe com a ponta do dedo um pouquinho de gloss labial ou óleo de coco. Ambos vão te ajudar a retirar o excesso. Então, você pode finalizar com a fita”.
Para retirar o restante da make, conte com a ajuda de produtinhos como demaquilantes e toalhas removedoras, que são mais sustentáveis.