Tati e Thomaz: veja como relacionamento tóxico arruína a saúde mental
Segundo o psicólogo Alexander Bez, o relacionamento tóxico pode provocar alterações psicossomáticas, como ocorreu com a funkeira Tati Zaqui
atualizado
Compartilhar notícia
O relacionamento de Tati Zaqui e Thomaz Costa continua em evidência, mesmo depois da participação deles no programa A Fazenda 14. Nesta segunda-feira (6/1), o casal voltou a ser assunto na internet devido a um pronunciamento polêmico da cantora em seu perfil do Instagram. A funkeira, inclusive, parou de seguir o ator nas redes sociais.
“Bom dia com uns quatro quilos a menos. Homem é assim, suga a gente e, depois, somos chamadas de vítimas, malucas, mentirosas. Não nasci para ser moldada por ninguém, hipocrisia na minha vida não tem espaço! Que ele se retrate com vocês quando acordar! Calada não ficarei mais”, escreveu Tati.
🚨VEJA: Após Thomaz Costa postar indireta a chamando de vítima, Tati Zaqui posta stories falando que perdeu 4 quilos e diz que nunca precisou de polêmicas. pic.twitter.com/iHsz5gyzMK
— Central Reality #BBB23 (@centralreality) February 6, 2023
A cantora ainda fez uma live no Instagram expondo uma briga com Thomaz e questionando-o: “Vai continuar quebrando tudo?”.
Após esses pronunciamentos, diversos boatos surgiram em torno da situação, evidenciando um possível relacionamento tóxico. Segundo o psicólogo Alexander Bez, as relações tóxicas incluem alguma forma de agressão, que pode ser verbal, física, sexual e psicológica.
“Quando o relacionamento afeta negativamente a saúde, o bem-estar e a autoestima de uma pessoa, ela pode ser considerada tóxica. A falta de respeito, tomada de decisões unilaterais e discussões são alguns dos indícios dessa relação”, explica o especialista em relacionamentos, ressaltando que os ataques geralmente são associados à figura feminina.
Todo relacionamento tóxico também tem consequências severas. O problema mais evidente é a manifestação emocional que pode provocar alguma alteração psicossomática, como acontece com Tati Zaqui. A cantora foi parar no hospital com sintomas de gastrite nervosa após sua briga com o ator.
“A ansiedade, quando decorre de uma situação como essa, ataca o estômago. Por isso, as reações psicossomáticas têm uma relação muito específica com a gastrite. Isso quando ela não está ligada a alguma alteração física, claro”, explica Alexander.
O psicólogo ainda completa: “É muito comum pessoas que vivem em um relacionamento tóxico ou tenham tido decepções amorosas apresentarem manifestações gastrointestinais. É um curso natural da ansiedade provocar essas alterações, apesar de não acontecer com todas as pessoas.”
“Isso é vitimismo”
Alguns homens gostam de atribuir a palavra “vitimizando” às mulheres. No entanto, é preciso estar atento à questão. Afinal, um relacionamento tóxico pode chegar a estágios graves simplesmente por acharem que a vítima estava de “mimimi”.
Segundo o psicólogo Alexander, procurar ajuda para enfrentar a situação é o ideal.
“Recomendamos a terapia, em conjunto com um acompanhamento médico competente, quando as alterações são psicossomáticas e a psicologia não consegue resolver. O certo é que os tratamentos sejam feitos em conjunto”, conclui.