Sete sinais de que o seu relacionamento pode estar com problemas
Mudanças no comportamento, mesmo que sejam positivas, podem indicar que a relação não vai bem
atualizado
Compartilhar notícia
Entrar em um relacionamento costuma ser mais fácil do que sair. Ninguém começa uma relação pensando em terminá-la, porém, existem casos em que o fim do namoro é inevitável, e o parceiro dá pistas de que o casal não tem mais futuro. Porém, quando o assunto “término” vem à tona, a imagem que se espera é de um casal distante. Entre os indícios do fim de uma relação, o “sumiço” e a falta de assunto são muito difundidos.
A questão é que nem sempre esse é o comportamento padrão. Qualquer mudança repentina de comportamento, para melhor ou pior, é motivo de alerta. Uma pesquisa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriu que os sinais de que um casal está se perdendo podem ser tão sutis que os parceiros nem percebem.
O levantamento averiguou, inclusive, que a linguagem usada pelos amantes quando falam sobre seu relacionamento ficou mais pessoal e informal à medida que o rompimento se aproximava.
Ao jornal The Sun, Georgette Culley, especialista em sexo e relacionamentos, revelou pistas inesperadas que sinalizam que a relação está com problemas, assim como formas de corrigi-la antes que seja tarde.
Aumento nas relações sexuais
Presumimos que nosso parceiro perde o interesse em ter relações sexuais quando o está conseguindo em outro lugar – porém, é justamente o oposto. Uma pesquisa recente revelou que quatro em cada 10 “traidores” fazem mais sexo com seu parceiro de longa data porque a emoção do caso aumenta sua libido. Caso você desconfie de algo, coloque seu companheiro “contra a parede” e tente descobrir de onde vem tanta animação.
Presentes inesperados
Esse tipo de reação não é tão surpreendente assim. De acordo com a especialista, os mimos podem ser sinais de quem quer esconder atitudes reprováveis, tentando mascarar sua culpa com agrados, flores em excesso ou presentes caros.
Parceiro perfeito
O amor adolescente costuma ser baseado no “mundo cor-de-rosa” e os casais que nunca discutem e reprimem as coisas, geralmente, explodem mais tarde. O amor maduro, por outro lado, é realista e sustentável. Um relacionamento significativo tem conflito e brigar é um sinal normal de um relacionamento saudável.
Exibições públicas de afeto
Demonstrações públicas exageradas de afeto podem ser tentativas de mascarar a insegurança. Se as pessoas estão satisfeitas, não têm nada a provar e essa confiança se traduz em leveza. Casais cheios de “grude” podem estar pertos de um término.
Estudos mostram que boa parte dos parceiros que falam demais sobre seu relacionamento não estão satisfeitos e estão tentando convencer a si mesmos – e ao mundo – de que são felizes.
Falar mal do ex
Fique atento aos sinais de parceiros que tem uma “ex doida”. Falar mal repetidamente de um relacionamento antigo pode ser indício de imaturidade e até de comportamentos abusivos.
Também existem os casos em que pessoas começam relações logo após o término de outras. Fique atento, pois se seu parceiro está em cima de você “como um míssil de busca de calor”, pode ser porque ele está tentando desesperadamente superar o ex. Lembre-se de pisar no freio.
Amor e gentilezas em excesso
O seu parceiro é afetuoso demais – dizendo que o ama a cada cinco segundos, quando antigamente ele não externava tanto os sentimentos assim? Eles querem abraços constantes e garantias de sua devoção? Embora possam estar sofrendo de um sério surto de carência, isso também indica algo mais problemático.
Muito possessivo
Ciúme injustificável é a melhor maneira de evidenciar que algo não vai bem. O ciúme é motivo para brigas, desconfiança e mascarar falhas, ressaltando o comportamento do parceiro.