Saturno retrógrado: o que os astros reservam aos signos neste período
A astróloga Paula Bueno Brandão revela quais serão os signos mais afetados no âmbito profissional e pessoal
atualizado
Compartilhar notícia
Considerado o planeta pai e professor de todo o universo, Saturno ensina que tudo deve ser encarado com responsabilidade, compromisso e maturidade. Porém, quando entra em modo retrógrado – momento em que tudo acontece de maneira inversa ao natural – a maioria das pessoas tem a vida afetada nos campos pessoais e profissionais.
A pedido do Metrópoles, a astróloga Paula Bueno Brandão explica o que ocorre nessa fase, que se encerra no dia 19 de setembro e será marcada por maior cobrança pessoal.
“Quando observamos a movimentação dos planetas a partir da Terra, em alguns momentos temos a ilusão de ótica de que eles estão andando para trás e são nesses instantes que eles entram em movimento retrógrado”, diz.
Signos afetados
Os signos mais atingidos nesse período são os que têm a ascendência, lua ou signo solar em Capricórnio, Touro e Virgem. Os três se comunicam entre si, pelo fato de pertencerem ao elemento Terra.
De acordo com a astróloga, esse é o momento perfeito para reavaliar tudo o que aconteceu nos últimos meses. “O Saturno retrógrado irá ajudar a rever as relações, dar limites e, em alguns casos, colocar um ponto final para se iniciar novos caminhos”, garante.
O pior dessa fase
Saturno é o planeta regente da casa 10 do zodíaco, Capricórnio, no qual se estabelecem as ambições pessoais, profissionais e a capacidade de empreender e se relacionar com o mundo.
Portanto todos os assuntos ligados a essas áreas estarão afetados. Qualquer atitude que for tomada de maneira negligente e sem cuidado, terá consequências negativas.
O melhor desse período
Por outro lado, se o individuo realizar algo que seja feito de modo eficaz e responsável será beneficiado. Pode até demorar um tempo, mas o reconhecimento pelo esforço logo aparecerá, sendo possível conseguir uma promoção no trabalho.
Além disso, Paula aconselha que esse é o momento ideal para assumir as consequências dos caminhos escolhidos e não se vitimizar ou apontar culpados em alguma situação. “Aproveite para fazer uma avaliação realista do caminho que tem escolhido, além de rever parcerias e o nível de comprometimento em relação às próprias metas”, sugere.
Mercúrio versus Saturno
O segundo movimento retrógrado de Mercúrio, em 2019, acontecerá entre os dias 7 de julho e 1 de agosto. O período deve deixar muita gente com atenção redobrada.
“Saturno lida com questões da casa 10, que trata do propósito das ambições pessoais e profissionais, da capacidade de empreender e concretizar relacionamentos. Já, Mercúrio está voltado para os problemas da casa 3, que envolve a comunicação, contratos, atrasos, exames e pequenos detalhes que podem passar despercebidos”, compara a expert, sobre as diferenças de foco dos planetas retrógrados.