Saiba por que dizer “não” pode trazer mais positividade para sua vida
O primeiro passo para negar algo sem culpa é lembrar a energia e o tempo gastos para tentar agradar ao outro
atualizado
Compartilhar notícia
Para a maioria dos indivíduos, dizer “não” é um sofrimento terrível. Muitas temem rejeição, raiva ou incerteza na resposta da outra pessoa. Mas, acredite, querer agradar compulsivamente ao outro pode ser uma forma de manipulação.
O escritor James Altucher, em seu livro The Power of No, afirma que, quando você diz “sim” para algo que não quer realizar, gera um resultado negativo. “Você odeia o que está fazendo, se ressente com a pessoa que lhe perguntou e acaba se machucando”, declara.
O primeiro passo para a pessoa conseguir dizer “não” sem culpa é pensar no tempo, na energia e no dinheiro que gastou para dizer “sim”. A segunda etapa é recuperar o bem-estar mental e focar no que realmente deseja. Em vez de dizer “sim” por impulso, adquira o hábito de perguntar: “Isso realmente é importante para mim?”. Comece com pequenas coisas, como quando oferecem uma bebida no cabeleireiro ou se alguém lhe pede um favor insignificante.
Segundo Vanessa Van Edwards, fundadora do laboratório de pesquisa de comportamento humano Science of People, é natural que o individuo confira sua agenda antes de responder um pedido. “Isso permite que você verifique o que realmente quer e encontre as palavras certas ou a coragem para recusá-lo”, relata.
O empresário bilionário Warren Buffet incentiva as pessoas que ainda temem falar não. “Pessoas de sucesso dizem não a quase tudo”. Isso permite que o sujeito seja uma pessoa melhor, pois quando ele diz sim, vem de um bom lugar, não de um ressentimento ou medo.