Saiba como uma xícara de café pode sabotar sua entrevista de emprego
Especialista em recrutamento conta como uma técnica simples, usando uma xícara de café, é responsável por descartar candidatos para vagas
atualizado
Compartilhar notícia
A entrevista de emprego é um dos momentos de maior tensão para quem está passando por um processo seletivo. Ainda que você esteja preparado e com a certeza que a vaga é sua, os recrutadores têm uma técnica simples que pode sabotar sua admissão e descartar a possibilidade de contratação.
Em entrevista ao podcast The Venture, o CEO de tecnologia de grandes empresas australianas Trent Innes revelou que usa um método incomum (e simples!) que tende a ser determinante para a contratação do entrevistado. “Você pode desenvolver habilidades, pode ganhar conhecimento e experiência, mas tudo se resume à atitude”, disse ao programa.
Innes contou que tem o hábito de levar o entrevistado para um passeio na cozinha do escritório assim que se apresenta. “De alguma forma, o candidato sempre acaba saindo com uma bebida, uma água, um chá ou, na grande maioria das vezes, uma xícara de café”, explica.
“Só então temos nossa entrevista. Ao final, uma das coisas que sempre procuro é: a pessoa que está sendo entrevistada quer levar aquela xícara vazia de volta para a cozinha?”, questiona.
De acordo com ele, ainda que esse “teste” não seja parte da entrevista em si, ajuda a descartar aqueles que possivelmente não se encaixam na cultura da empresa.
“O que eu estava tentando encontrar era que, independentemente do cargo que a pessoa vai ocupar, a tarefa mais simples ainda fosse importante de ser realizada”, disse.
Bom tratamento
O recrutador também contou no fórum Reddit que já aconteceu de descartar um entrevistado antes mesmo de iniciar a entrevista. “Hoje, um candidato estragou sua chance nos primeiros cinco minutos após entrar no prédio”, contou.
“Ele foi desdenhoso com a recepcionista. Ela o cumprimentou e ele mal fez contato visual”, detalhou Trent.
Conforme disse no relato, o entrevistado não se encaixava no perfil de cultura organizacional que a empresa pregava.
“Devido à interação com a recepcionista, o gerente de contratação não achou que ele se encaixasse bem no perfil da empresa. Seja gentil com todos no prédio”, aconselhou.