Rede social reúne 100 livros com protagonistas negras
Página, encabeçada pela livreira Luciana Bento, foi criada neste ano para dar mais visibilidade às meninas negras na literatura
atualizado
Compartilhar notícia
Dandara, Betina, Sara, Luanda, Lelê e Lulu. Esses são os nomes de algumas das guerreiras e princesas negras que ilustram livros infantis reunidos em um tumblr. A página, encabeçada pela livreira Luciana Bento, foi criada neste ano para dar mais visibilidade às meninas negras na literatura.
Em uma busca pessoal, Luciana reuniu 80 livros e decidiu pedir ajuda para descobrir outros 20. Agora, são 100 exemplares enumerados. As obras são publicadas no endereço sempre com a foto da capa, nome do autor, ilustrador, editora e um breve resumo.
Divulgar esse compilado de livros transformou-se, para a também blogueira, em uma tentativa de fortalecer a construção de identidade das meninas. Luciana tem ainda um perfil no Facebook intitulado “A mãe preta”.Ela usa a rede social para falar sobre a criação de “nossas pretinhas e pretinhos”, como descreve em sua página. E acrescenta: “E sobre o que é ser mãe e mulher negra nessa sociedade machista e racista.”