Quer fotos lindas? Fotógrafos indicam cinco cenários perto de Brasília
Com estilos diferentes, os profissionais contam os melhores locais para realizar um ensaio. Na lista, endereços pouco pensados
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília é um catálogo de locais para realizar um belo ensaio. Muitas pessoas buscam fazer registros de aniversário, casamento e até de gestante nos pontos do cartão postal. No entanto, além dos locais mais conhecidos, existem lugares afastados nas regiões ao redor que oferecem cenários diferentes e espetaculares.
Fotógrafos que trabalham há anos em Brasília dão dicas para transformar o seu ensaio em um registro sensacional:
Campos de algodão, na PAD-DF, BR 251 Km 7
Uma plantação de algodão é, certamente, um cenário atípico para se pensar em locais para fotografar no Distrito Federal, mas o resultado é impressionante. O campo é localizado no PAD-DF, que fica a cerca de uma hora do centro de Brasília.
É importante estar atento à época ideal para realizar o ensaio. De julho até o início de agosto, ele está no seu melhor estágio, mas é colhido rapidamente.
Apesar da distância, a fotógrafa Raquel Bendini recomenda o ponto. “Valeu muito a pena porque é um local diferente, é algo que a gente não está acostumado em Brasília”, conta. “É um diferencial de cenário, uma luz específica, principalmente depois da golden hour, quando o céu vai ficando arroxeado”, explica.
Campos de girassol, na PAD-DF, BR 251 Km 7
Assim como o campo de algodão, campos de girassóis não são cenários típicos ao se pensar em um ensaio fotográfico perto de Brasília. Também na região do PAD-DF, é preciso ficar atento ao período que as plantas vão florescer. A melhor época é julho e início de agosto, logo antes da colheita. Dennis Araya utilizou a área em diversos trabalhos fotográficos.
Paraíso na terra, DF 220, Km 4
O local em Brazlândia traz um cenário natural com um monumento diferente dos usados em Brasília. Com um templo lembrando os dos antigos gregos, o Paraíso na Terra é uma reserva que traz outro ar para o ensaio fotográfico.
Porém, diferentemente dos outros locais, para tirar fotos dentro da reserva, a administração cobra uma taxa de R$ 50 por pessoa, além de não permitir o uso de bebidas alcoólicas nem ensaios sensuais. Também é preciso agendar com antecedência o horário e o dia.
“É um lugar muito agradável, seguro, limpo”, conta o fotógrafo Dennis Araya, que gosta bastante de usar o local como cenário. “Além disso, conta com um lindo pôr do sol. Então, não tem muita gente e o cliente fica mais confortável”.
Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, cerca de 230 km de Brasília
A Chapada dos Veadeiros é parte do roteiro de turismo de muitos brasilienses. Agora, ela pode ser local para um ensaio fotográfico. O fotógrafo Luiz Finotti, junto com a esposa, também fotógrafa, conta ter se empolgado com a região. O casal que realizou o registro de casamento também.
“Nós fomos para voltar no final do dia, mas acabamos dormindo lá para fazer fotos do nascer do sol com eles”, conta. O espaço aberto e as cachoeiras por perto fornecem ótimos cenários para um ensaio em meio à natureza.
Pirenópolis, Goiás, cerca de 150 km de Brasília
Outro ponto muito visitado por brasilienses, Pirenópolis é um recanto cheio de cenários para realizar um ensaio fotográfico. Com diferentes pontos, a cidade, segundo Luiz Finotti, “sempre tem ângulos novos para explorar”.
Raquel Bendini também fotografou no centro do Pirenópolis e recomenda a cidade. “A luz é diferente da que estamos acostumado aqui [em Brasília], onde ela incide, onde ela cai”, explica. A diversidade da arquitetura oferece cenários rurais e, além das casas tradicionais, há cachoeiras ao redor que dão opções de locais alternativos para fotografar.
Menção honrosa: locais escondidos na arquitetura de Brasília
Apesar de existir regiões afastadas funcionando como ótimos cenários, fotógrafos também recomendam locais escondidos da arquitetura de Brasília. Especialmente, porque eles enxergam que certos pontos da cidade, de tão utilizados, perdem a essência da surpresa.
“Eu gosto muito de fotografar nas comerciais e nas Entrequadras e evito fotografar nos cartais postais da cidade”, conta Plínio Ricardo. “Pela grandiosidade dos cenários, às vezes, [o monumento] tira um pouco do foco da pessoa em si”.
Em Brasília, o fotógrafo gosta de trabalhar na quadra modelo, 308 sul, e nas comerciais. Luiz Finotti também recomenda a quadra 308 sul para realizar ensaios fotográficos. “Lá, uma ou duas horas não são suficientes”, conta.