metropoles.com

Queda capilar de Jada Smith pode ter origem emocional, dizem médicos

Especialistas revelam como lado psicológico pode desencadear e agravar a alopecia, doença capilar que vitimiza a artista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lionel Hahn/Getty Images
Jada Pinkett Smith e seu marido, o ator Will Smith em premiação do Oscar. Ela tem a cabeça raspada, de vestido bege, e ele usa terno, sorrindo, e segura a estatueta do prêmio - Metrópoles
1 de 1 Jada Pinkett Smith e seu marido, o ator Will Smith em premiação do Oscar. Ela tem a cabeça raspada, de vestido bege, e ele usa terno, sorrindo, e segura a estatueta do prêmio - Metrópoles - Foto: Lionel Hahn/Getty Images

As pesquisas por alopecia cresceram 97% nas últimas horas, segundo dados do Google Trends. A curiosidade acerca da doença capilar aumentou após a briga de Will Smith e Chris Rock no Oscar 2022, realizado nesse domingo (27/3) em Los Angeles, nos Estados Unidos. O ator deferiu um tapa no comediante após piada de mau gosto sobre a cabeça raspada de sua esposa, Jada Pinkett Smith, vítima da condição, no palco da premiação.

O problema da artista acomete 2% da população e pode ter origem emocional, segundo especialistas. “Existe uma relação já comprovada entre o estresse, as alterações emocionais e o desencadeamento de alopecias em pacientes predispostos. Essas alterações podem alterar o ciclo capilar, comprometendo questões fisiológicas e metabólicas envolvidas na manutenção da saúde do cabelo”, explica a cientista e especialista em distúrbios do couro cabeludo Jackeline Alecrim.

8 imagens
Will Smith deu tapa no rosto de Chris Rock, no Oscar de 2022
Will Smith e Jada Pinkett Smith
Jada e Will são pais de Jaden
E Willow Smith
Jada Smith afirma que filha foi quem a motivou a raspar a cabeça
1 de 8

Jade Pinkett Smith sofre de alopecia, condição capilar que a faz perder o cabelo

Rich Fury/VF22/Getty Images for Vanity Fair
2 de 8

Will Smith deu tapa no rosto de Chris Rock, no Oscar de 2022

Reprodução
3 de 8

Will Smith e Jada Pinkett Smith

Lionel Hahn/Getty Images
4 de 8

Jada e Will são pais de Jaden

Reprodução/ Instagram
5 de 8

E Willow Smith

Getty Images
6 de 8

Jada Smith afirma que filha foi quem a motivou a raspar a cabeça

Getty Images
7 de 8

Will Smith e Jada Pinkett Smith

Shutterstock
8 de 8

Will Smith ficou famoso no Brasil principalmente pelo papel de protagonista na série Um Maluco no Pedaço

Reprodução/IMDb

O dermatologista Renato Pazzini faz coro à fala da expert e esmiúça a doença. “Existem diversos tipos de alopecia, sendo a mais comum a androgenética, popularmente conhecida como calvície, que tem origem genética e pode acometer homens e mulheres. Outra doença do grupo das alopecias é a areata [condição de Jada], doença autoimune que atinge pessoas de qualquer idade e realmente pode ser desencadeada e agravada pelo lado emocional”, elucida.

Mais de 100 fios por dia

A principal forma de identificar a alopecia é observar a quantidade de fios perdidos por dia, de acordo com o médico tricologista Ademir Jr. Se o número for maior que 100, a orientação é procurar um especialista. Outro forte sinal são as falhas no couro cabeludo.

“Distúrbios capilares não representam ameaça direta à vida, embora possam ser sinal de uma doença mais séria, como tumores secretantes e lúpus eritematoso sistêmico. Ainda assim, é importante ter em mente que eles afetam significativamente a qualidade de vida dos acometidos e, por isso, merecem atenção. Se você está passando por esse problema, busque ajuda de um especialista”, aconselha o profissional.

Tratamento

A pós-graduada em laser e dermatologia pela Universidade de Harvard Valéria Campos revela que, em casos de alopecia areata, a perda de cabelo pode não ser permanente, uma vez que os folículos pilosos não são destruídos, mas sim colocados em estado de repouso. “Dessa forma, o cabelo pode voltar a crescer com ajuda de diversos tratamentos, a exemplo de medicamentos biológicos, tópicos, suplementos orais, uso de laser e até mesmo intervenções no estilo de vida com o objetivo de controlar o estresse”, diz a especialista.

“A solução para o problema geralmente é feita de modo multidisciplinar. Eu, por exemplo, costumo elaborar um plano de ação em conjunto com uma equipe de psiquiatras ou psicólogos para também fortalecer o lado emocional do paciente, muito afetado pela doença”, complementa Fernanda Nichelle, pós-graduada em dermatologia estética à frente de clínica homônima em Porto Alegre.

Jada Smith

A importância do bem-estar psicológico para evitar diversas doenças é reforçada pela psicóloga pós-graduada em psicanálise e saúde mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein Monica Machado. “O controle do estresse é extremamente importante para prevenir alguns tipos de doenças graves de fundo psicológico”, alerta. A terapia é sabidamente uma das melhores maneiras de manter a saúde mental.

A condição de Jada Smith não era segredo em Hollywood. A artista fala abertamente sobre o assunto nas redes sociais e na televisão há cinco anos.

Além de protagonizar uma das cenas mais emblemáticas da premiação, Will Smith levou para a casa o prêmio de Melhor Ator. A estatueta, conquistada pela atuação em King Richard: Criando Campeãs, foi a primeira do intérprete.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?