metropoles.com

Que Netflix? 5 podcasts de histórias reais para você ouvir no trânsito

Se você ficou fã dos documentários de crimes da plataforma de streaming, vai adorar as versões em áudio, para ouvir em qualquer lugar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
serialpodcast
1 de 1 serialpodcast - Foto: Divulgação

A Netflix tem o seu lugar. Mas o amor pelos podcasts, programas de áudio on-line que contam histórias, fazem piadas e debatem temas diversos só com o poder do som, é um caminho sem volta.

Dá para ouvir no carro ou no ônibus, naquela hora em que o trânsito não ajuda. Dá para ouvir no banho. Na academia. Enquanto você prepara o almoço ou se arruma para sair. Precisar só dos ouvidos para se envolver com uma história é libertador. Bem contada, a narrativa consegue te deixar bons minutos dentro do carro já estacionado, ansioso por mais detalhes do enredo contado.

Se sua playlist de músicas anda te deixando entediado, te convidamos a se entregar a cinco ótimos podcasts de histórias reais, em português e em inglês, que valem a “pipoca”. Confira a lista!

1. Serial

Divulgação
Se esse podcast não te convencer, já pode parar por aqui. Nenhum outro irá. Quando foi lançada em 2014, a primeira temporada do podcast americano bateu recordes de download: até setembro de 2016, foram 80 milhões. A série viralizou. Virou tema de rodas de conversas. Tópicos de enormes discussões em redes sociais. Causa para defensores, advogados e estudantes de direito nos EUA.

Os fãs de Making a Murderer, série-documentário da Netflix, vão se identificar. A história de Serial divide pontos em comum com a versão televisiva: em 1999, Hae Min Lee estudante popular do último ano do ensino médio em uma escola em Maryland (EUA), desaparece. Quase um mês depois, um homem encontra seu corpo enterrado em uma cova rasa, coberto por galhos e pedras, em um área de floresta na beira de uma estrada nos arredores da cidade. O seu ex-namorado na época, Adnan Syed, colega de escola da Hae, acaba preso pelo crime dias depois, para espanto da cidade inteira.

Adnan foi condenado a prisão perpétua, mas nega que tenha qualquer ligação com o crime. Ao longo da história — são 12 episódios –, a apresentadora Sarah Koenig revisita gravações, mapas, depoimentos e testemunhas, desconstruindo o caso apresentado pela polícia que colocou Adnan atrás das grades. Basta um episódio para entender por que a série em áudio fez tanto sucesso no mundo.

Os episódios estão disponíveis (em inglês) no site do podcast. A página traz fotos e imagens das provas. Há uma segunda temporada disponível, sobre outro caso, menos lembrada que a primeira. O site Brainstorm9 resumiu a coisa toda em português e falou um pouco sobre o sucesso do podcast.

2. S-Town

Divulgação

Se você curtir Serial, provavelmente também vai gastar algumas horas da sua vida com a última produção do This American Life, rádio pública on-line por trás do podcast. Assim como a série prima, mal foi lançado o podcast já conquistou fóruns na internet e ganhou resenhas positivas em vários jornais. A princípio, a história é sobre o morador de uma cidade rural do estado de Alabama, nos EUA, que descreve o lugar como “shit town” (cidade de “merda”, em português). Daí o batizado da série.

O homem, um excêntrico especialista em relógios, liga para a produção de Serial para dizer que houve um assassinato na sua cidade e que há um jovem de família rica se gabando de ter cometido o crime e se safado da Justiça. Ele quer que a produção investigue o caso. A história, no entanto, dá um pulo surpreendente logo no segundo episódio e se mostra completamente diferente disso.

É difícil explicar. Tem que ouvir. Os sete episódios estão disponíveis (em inglês) aqui.

3. Undisclosed

DivulgaçãoSe você – como todo mundo – não conseguir desapegar da história de Adnan, de Serial, esse podcast vai te ajudar a matar a saudade. Talvez, a encerrar algumas dúvidas e arestas deixadas, propositalmente, pelo seriado original. O primeiro episódio começa com Rabia Chaudry, uma das advogadas de Adnan e apresentadora no podcast, alertando que a série não se trata de “Serial Parte 2”. Ela avisa que é amiga pessoal de Adnan — inclusive diz que ele é o melhor amigo do seu filho mais novo — e que, por isso os episódios a seguir não serão imparciais. Ela quer provar a sua inocência.

Rabia, na verdade, é citada algumas vezes em Serial – é ela quem passa boa parte das informações sobre o caso para os investigadores e produtores do podcast. Com a ajuda de outros dois advogados, em Undisclosed Chaudry destrincha ponto a ponto o caso construído pela polícia americana e suas incongruências. As mentiras e diferentes versões das testemunhas-chaves, mapas da cidade e novos detalhes trazem toda a angústia da história contada em Serial de volta. E tudo isso em quase 40 episódios, entre adendos e atualizações do caso. De arrepiar — e se ocupar por um bom tempo.

Ele está disponível neste link (em inglês) e para quem usa o iOS, para download no iTunes.

4. Projetos Humanos

Divulgação
Produzido pelo AntiCast, plataforma brasileira de podcasts, o projeto não conta exatamente histórias de crimes mal-resolvidos, mas, assim como Serial e S-Town, usa o método de contação de histórias para se aprofundar em vidas humanas quase que como numa grande reportagem. Lembra também as histórias de vida contadas pelo Humans of New York, no Faceboook. São três temporadas ao todo.

A primeira chama-se “As Filhas da Guerra” e fala de Lili Jaffe, sobrevivente iugoslava do campo de concentração de Auschwitz. Ela escreveu um diário sobre o que viveu lá que, em 2012, virou um livro chamado “O que os cegos estão sonhando?”, pela Editora 34. A segunda temporada é sobre os conflitos no Oriente Médio e como eles impactam a vida de muçulmanos vivendo no Brasil. Já a terceira, conta as histórias de seis pessoas — cada uma em um episódio — que, em algum momento da vida, foram forçadas a virarem “heróis”, como feridos em confrontos e presos políticos.

Episódios disponíveis (em português!) no site da AntiCast e no iTunes.

5. Mundo Freak Confidencial

Divulgação

Se você gosta de uma boa história de terror para dormir com a adrenalina lá em cima, provavelmente vai gostar de Confidencial. Não é exatamente de terror, mas os episódios – já são mais de 100 – são independentes e falam sobre histórias bizarras e verídicas. Um deles, por exemplo, dedica 1h12 a laboratórios secretos de pesquisas pelo mundo com práticas suspeitas e ética no mínimo discutível.

Um episódio ainda maior, de quase 1h30, se dedica a investigar se os “chupacabras” realmente existem ou não passam de lenda. Há outros sobre bruxas, casos de pessoas desaparecidas, crimes sem solução, guerras e personagens da História. Tá com tempo? Vale conferir.

Os episódios estão disponíveis no site Mundo Freak (em português!), ou no iTunes!

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?