Quatro ferramentas, que talvez você não use, para bombar sua carreira
Especialistas afirmam que manter-se atualizado no meio digital é essencial para se realocar no mercado em momentos de crise
atualizado
Compartilhar notícia
Não espere ficar desempregado ou precisar de uma nova oportunidade para se posicionar no mercado de trabalho. Manter as redes sociais atualizadas com experiências profissionais e novos conhecimentos faz com que você se mantenha sempre à vista dos empregadores e colegas de área. Em tempos em que a economia anda na corda bamba, então, esses cuidados são fundamentais, avaliam especialistas na área ouvidos pelo Metrópoles.
O networking proporcionado pelas redes sociais facilita a realocação em nova vaga, quando necessário.
De acordo com Patrícia Renata, psicóloga organizacional e especialista em carreira, para se manter posicionado no mercado vale a máxima popular: “Quem não é visto não é lembrado.”
A psicóloga afirma que é comum que as ferramentas de networking sejam lembradas apenas em situações emergenciais, como no desemprego. Segundo ela, estar confortável com a ocupação atual faz com que muitos não se abram para outras possibilidades e não se posicionem no meio digital.
No entanto, a busca por conhecimento frequente é considerado um diferencial para profissionais da área de recursos humanos, responsáveis por selecionar os colaboradores das empresas.
“O importante é que mesmo que esteja feliz com a situação atual, a pessoa consiga se mostrar ativa no mercado. Mudanças repentinas são muito mais difíceis para quem é estagnado do que para quem quer se manter em movimento, que se adapta melhor a novas realidades”, explica Patrícia.
Adriana Cubas, profissional de recursos humanos com foco em treinamento de pessoas, afirma que as ferramentas digitais também podem ser usadas como espaço para criação de autoridade. “Ao utilizar o espaço de formas estratégicas, a pessoa pode mostrar expertise na área. Pode ser com o compartilhamento de opiniões, artigos, cases de sucesso, criação de conteúdo ou interações em posts de colegas da área.”
“No contexto em que estamos, as pessoas estão sendo obrigadas a se adaptarem a mudanças que já vinham ocorrendo e estavam em alta, mas sem muita adesão”, garante Adriana, criadora de um canal que trata sobre processo seletivo e autoconhecimento.
De acordo com o idealizador do canal Me Contrata, Salomão Ferretti, a internet também permite oportunidades para pequenas e médias empresas. A iniciativa sob seu comando surgiu para preparar pessoas e empreendedores sobre reposicionamento no mercado seguindo as tendências profissionais.
“Nós percebemos a dificuldade do empreendedor de entrar no mundo virtual e de aceitar que a forma de consumo, de vendas e o próprio público já mudou”, diz.
Internet
Confira quatro ferramentas que podem bombar a sua carreira e que talvez você não use como deveria:
Fundada em 2002, a plataforma é consolidada como a maior rede profissional do mundo. No entanto, Adriana assegura que não é preciso ter formação acadêmica ou anos de experiência para participar.
“No LinkedIn, as pessoas podem vender o trabalho que oferecem, como colaboradores ou empreendedores. É muito utilizada por recrutadores de RH para encontrar candidatos e para a divulgação de trabalhos e projetos”, diz Adriana. A plataforma possui mais de 645 milhões de usuários em 200 países e territórios.
A psicóloga organizacional Patrícia Renata utiliza o Instagram para passar dicas sobre o LinkedIn, carreira e desenvolvimento pessoal.
Rapportive
Manter contato com as conexões do LinkedIn é ainda mais fácil com o uso do Rapportive. A ferramenta é um plug-in para o Gmail em que a pessoa consegue ter acesso aos contatos do LinkedIn diretamente no e-mail.
Google Meu Negócio
Lançado em 2014, o Google Meu Negócio ajuda o cliente a ter acesso mais completo a informações das empresas. A ferramenta é gratuita e permite a adição de fotos, telefones, websites e horários de funcionamento. A empresa consegue acompanhar avaliações e resultados de pesquisa dos clientes.
A ferramenta atua como um fórum e permite a criação de tópicos, comunidades, debates e interações livres. Também é possível seguir pessoas de áreas de interesse e comentar em publicações de outros usuários. A conta no Reddit é gratuita.