Qual a origem do seu sobrenome? Conheça a “Wikipédia” da árvore genealógica
O site Foberears promete te contar toda a história de seus antepassados de maneira interativa
atualizado
Compartilhar notícia
Já se questionou em quantos países o seu sobrenome é usado? Ou quantos familiares aproximadamente você tem? Quem sabe algum deles pode ser famoso em um lugar distante?
O site Forebears é uma espécie de “Wikipédia” de linhas genecológicas. Ao fazer a busca, a plataforma mostra a popularidade e quantas pessoas no mundo possuem o mesmo sobrenome. Além de mostrar citações em jornais, sites, registros em certidões de nascimento, casamento, óbito e outras fontes históricas.
Em alguns casos, o site oferece ainda o significado dos nomes e em quais países aparece com mais frequência. As estatísticas aproximam de forma interativa as pessoas da origem e da história de seus antepassados — para países árabes por exemplo, o site mostra como se deve escrever o nome no alfabeto ocidental.
Alguns sobrenomes são mais raros que outros — quanto menos comum menor o número de informações. Outros termos são mais populares do que se imaginava, como Ćirić e Zhuanginyu, de origens africanas. Os mais comuns são os americanos Smith, Jones e Williams.
Se um antepassado fez parte de alguma guerra, o nome dele estará nos registros. Se o seu tatataravô saiu no primeiro folhetim de jornal do Brasil, também estará lá. As curiosidades e formas de encontrar familiares são várias. Acesse e comece aqui sua escavação genealógica.